Início BRASIL

Barraco no Senado: eleição para presidência é adiada para as 11h deste sábado

COMPARTILHAR
Barraco no Senado: eleição para presidência é adiada para as 11h deste sábado (Agência Brasil/ BBC NEWS BRASIL)

Barraco no Senado: eleição para presidência é adiada para as 11h deste sábado

O presidente em exercício do Senado Federal nesta sexta-feira (1º), senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), suspendeu a sessão marcada para definir o novo presidente do Senado e marcou a retomada dos trabalhos para as 11h deste sábado (2).

Amanhã, o senador mais idoso da Casa, José Maranhão (MDB-PB), deve ser o responsável pelo comando das ações na votação para definir o novo presidente do Senado.

Durante toda a sessão desta sexta-feira, senadores questionam a legitimidade de Alcolumbre na condução da sessão e se dividiam em torno da forma de votação da eleição para a presidência do Senado.

Em votação para definir como acontecerá o pleito, 50 senadores votaram a favor do voto aberto e apenas dois foram contrários. Alguns senadores, no entanto, criticaram o pedido de voto aberto. Eles afirmam que a decisão contraria o Regimento Interno do Senado.

Barraco no Senado

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO), que trabalha para ser a segunda vice-presidência do Senado caso Renan seja eleito, realizou um verdadeiro “barraco”. Aos gritos, pediu que David abandonasse a presidência da sessão. Ela, tempestuosa, interrompeu os trabalhos da Mesa e roubou das mãos de Alcolumbre, prometendo devolvê-la, caso ele cedesse a direção da mesa ao membro mais velho do Senado Federal, José Maranhão (MDB-PB).

A senadora, que é contra o vota aberto, gritou que a sessão iria ao Supremo Tribunal Federal. Ela chegou a sentar ao lado do presidente em exercício, ficou com a pasta roubada em baixo de seu braços, e também roubou o microfone, além de ameaçar chamar a polícia. Katia, que é aliada de Renan, disse ainda, que Alcolumbre estava agindo como um trator “que desmata” ao colocar para votar a possibilidade de voto aberto.

(Com informações do R7)

Mais Notícias do Brasil e do Mundo

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área para comentários
COMPARTILHAR