Bolsonaro visita subestações de energia em viagem ao Amapá
O presidente Jair Bolsonaro desembarcou na tarde deste sábado (21) em Macapá, capital do Amapá, estado que enfrenta uma crise no fornecimento de energia desde o dia 3 de novembro, quando um incêndio em um transformador deixou 14 das 16 cidades às escuras. Ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), Bolsonaro visitará as subestações de Santana e Santa Rita, onde são feitos trabalhos de recuperação.
O apagão já está em seu 19º dia. Após o incêndio do dia 3, 765 mil pessoas, o equivalente a 85% da população, ficaram sem energia. Vários serviços e comércios foram afetados, e o governo do estado situação de emergência. Após trabalhos de recuperação, teve início um rodízio, e o governo federal anunciou que 80% da população já estava com energia. No dia 17, porém, o estado viveu um novo apagão.
O Ministério de Minas e Energia tenta reestabelecer todo o fornecimento até o dia 26. Paralelamente, o governo deve estar uma medida provisória isentando a população do estado da cobrança de energia.
Leia também: No G20, Bolsonaro defende que vacinação contra covid seja opcional
Visita
A viagem foi um convite do senador Davi Alcolumbre. Mais cedo, o parlamentar divulgou o início da viagem no Twitter.
“Embarco agora ao Amapá, com o presidente @jairbolsonaro, para acompanhar o trabalho de restabelecimento da energia no Estado. Geradores da usina termoelétrica serão ativados. Soluções técnicas urgentes e trabalho em conjunto são necessários para devolver a luz aos amapaenses”, postou o presidente do Senado há pouco no Twitter.