Caixa bloqueia milhares de contas após suspeita de fraude no auxílio

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
José Dias/PR - 20.04.2020

Caixa bloqueia milhares de contas após suspeita de fraude no auxílio


.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou nesta terça-feira (21) que ‘centenas de milhares’ de contas movimentadas pelo Caixa Tem para o depósito do auxílio emergencial foram bloqueadas por suspeita de fraude. A afirmação se deu em entrevista ao portal InfoMoney.

Segundo o presidente da Caixa, o total de contas bloqueadas seria equivalente a 5% do total de aprovados e alcançaria “centenas de milhares de contas”, afirmou. A expectativa é que o benefício chegue a 66 milhões de pessoas. 

Guimarães explicou que hackers se aproveitaram em maio de falhas e de uma regra que valeu inicialmente e que permitia que diversas pessoas se cadastrassem por meio de um mesmo aparelho. Eles fraudaram o cadastro para tentar acessar o dinheiro.

Começa pagamento da 4ª parcela do auxílio de R$ 600 ao Bolsa Família

“Com a implementação rápida que tivemos que fazer para distribuir o auxílio lá no começo, sobraram algumas brechas de segurança. Em maio, em uma janela de dez dias, hackers acessaram milhares de contas. Identificamos todas e já corrigimos os problemas, mas pessoas honestas tiveram suas contas bloqueadas porque tivemos que salvar o dinheiro público”, disse.

O desbloqueio pode ser feito de forma simples, segundo o presidente do banco. Uma opção é comparecer a uma agência com um documento em mãos e comprovar que é a pessoa inscrita para receber o auxílio. A comprovação de identidade também pode acontecer pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, mas pode haver uma lentidão no desbloqueio, segundo ele.

Em nota, a Caixa informou que o aplicativo Caixa Tem possui “múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro”, e que houve um baixo percentual de fraudes.

José Dias/PR – 20.04.2020
Fonte: R7

Mais Notícias de BRASIL

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais recentes