Governo Federal utiliza imagens de satélites em alta resolução para apoiar municípios de Pernambuco afetados pelas chuvas

Compartilhe

Governo Federal utiliza imagens de satélites em alta resolução para apoiar municípios de Pernambuco afetados pelas chuvas

#ChuvasNordeste O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), dispõe de recursos de última tecnologia para atuar em grandes ocorrências de desastres naturais, como as fortes chuvas que atingem o litoral do Nordeste. Na quinta-feira (02/06), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional produziu, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), imagens de satélites em alta resolução do estado de Pernambuco. O material vai ajudar nas ações de apoio à população e no resgate de vítimas.

As imagens de geoprocessamento são elaboradas pelo International Charter Space and Major Disasters. O Governo Federal participa de um mecanismo de cooperação global que proporciona o fornecimento gratuito dessas informações, que são produzidas por 17 agências espaciais, com base em informações de 61 satélites, e utilizadas por 131 países.

Apoio federal em Pernambuco

Na quinta-feira (02/06), o Governo Federal autorizou o repasse de mais de R$ 1,3 milhão à cidade pernambucana de Camaragibe, afetada pelas fortes chuvas dos últimos dias. A portaria com a liberação dos recursos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Os investimentos serão usados na compra de itens de assistência humanitária, como cestas básicas, colchões, kits de limpeza e de higiene pessoal, entre outros. Este é o primeiro repasse para Pernambuco desde o início das ocorrências. A cidade de Paudalho também já enviou pedido de recursos, que está em análise pela Defesa Civil Nacional.

Segundo dados da defesa civil de Pernambuco, até o momento, foram registradas 126 mortes em razão do desastre. Além disso, 9,3 mil pessoas ficaram desabrigadas e foram levadas para 111 abrigos em 27 municípios. Ao todo, 51 cidades foram afetadas pelas fortes chuvas, sendo que 31 já tiveram a situação de emergência decretada.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Fonte: Brasil.gov

Mais Notícias de BRASIL

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!
Área de comentários

canal no youtube

Mais recentes