Search
Close this search box.

Manutenção no Cantareira pode deixar 4,9 milhões de moradores sem água

Compartilhe

Mais de 4,9 milhões de moradores de SP podem ficar sem água
Assembleia Legislativa de São Paulo

Mais de 4,9 milhões de moradores de SP podem ficar sem água

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou nesta sexta-feira que realizará uma manutenção preventiva no  Sistema Cantareira neste fim de semana, o que pode comprometer o abastecimento de e, por isso, água para 4,9 milhões de moradores dos municípios de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Cajamar e São Caetano do Sul.

Imóveis com caixa-d’água com capacidade de reservar água por ao menos 24 horas devem sentir com menos intensidade a alteração no fornecimento.

O abastecimento em regiões com serviços essenciais, como hospitais, será priorizado para que não haja intermitência. Também serão disponibilizados caminhões-tanque para situações de emergência.

As consultas e notificações devem ser feitas pelo WhatsApp oficial da Sabesp 11-3388-8000 ou na Central de Atendimento pelos telefones 195 ou 0800 055 0195 (a ligação é gratuita).

“A Sabesp orienta à população da Grande São Paulo o uso consciente da água armazenada nas caixas-d’água dos imóveis até a conclusão do serviço e a recuperação completa do fornecimento, prevista para acontecer até a segunda-feira”, informou a companhia.

Manutenção

Segundo a Sabesp, será necessário fazer uma parada programada no funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guaraú, responsável pela produção de água do sistema. A intervenção ocorrerá das 18h de sábado (20/8) às 6h de domingo (21/8).

Dentro dos trabalhos, será realizada a adequação da estrutura de chegada de água na ETA e a substituição, por causa de desgaste natural do uso, de uma grande válvula em um conjunto de bombas na Estação Elevatória Santa Inês, que envia água para tratamento na Guaraú. O equipamento com 1,1 metro de diâmetro pesa 16 toneladas e será substituído por outro idêntico.

Será feita ainda a manutenção preventiva de todo o sistema elétrico da ETA e de equipamentos de distribuição de água, como reservatórios urbanos e estações elevatórias, além de ações como lavagem/desinfecção e reparos preventivos diversos. No reservatório Vila Jaraguá (zona norte), haverá a substituição de duas válvulas (de 1,05 e 1,2 metro de diâmetro e 1 tonelada).

E, no retorno do abastecimento, técnicos colocarão em operação uma nova adutora, que vai reforçar o abastecimento na região de Perus, na capital, e nos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras, beneficiando cerca de 300 mil pessoas.

No total, aproximadamente 250 profissionais estarão envolvidos nas ações deste fim de semana. A última manutenção semelhante, com parada no Sistema Cantareira, foi realizada em 2016.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Nacional

Compartilhe!

PUBLICIDADE

canal no youtube