Moradores registram explosões de postes no Amapá em meio a apagão
A cidade de Macapá, capital do Amapá, estado que sofreu um apagão e há 21 dias ainda não tem a energia totalmente restabelecidade, teve novas panes em seu sistema de fornecimento de energia elétrica com a explosão de lâmpadas de postes.
Os registros foram feitos por moradores e divulgados pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). As explosões teriam ocorrido na noite de domingo (22).
O vídeo indica falhas em sequência em postes da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), instalados no bairro Brasil Novo.
Rua Laranjeiras. Bairro: Brasil Novo. Macapá-AP. Ainda há pouco.. pic.twitter.com/6lbupdVgxM
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) November 23, 2020
Os problemas começaram no dia 3, quando um incêndio afetou um transformador de energia. Após o evento, 765 mil pessoas, o equivalente a 85% da população, ficaram sem energia. Vários serviços e comércios foram afetados, e o governo do estado decretou situação de emergência. Teve início um rodízio, e dias depois o governo federal anunciou que 80% da população já estava com energia. No dia 17, porém, o estado viveu um novo apagão.
Amapá tem novo apagão e 13 cidades ficam sem energia elétrica
No último sábado, o presidente Jair Bolsonaro esteve em Macapá, visitou as subestações de Santana e Santa Rita e inaugurou pequenos geradores que estão sendo adicionados ao sistema de energia do estado para tentar encerrar o apagão. A expectativa do governo divulgada anteriormente era de que a questão do fornecimento de energia esteja solucionada no Amapá até quinta-feira (26).
Para minimizar o prejuízo, o governo deverá publicar uma medida provisória dando conta de que a União arcará com tarifas e demais despesas da conta de luz de novembro, conforme anúncio feito por Bolsonaro em Macapá.