Novos canais digitais chegarão a 22 cidades no CE, PB e RN
A programação de televisão em 22 cidades do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, em breve, terá mais diversidade. Na última semana, o Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações (MCom), liberou novos canais digitais para os municípios que fazem parte do Digitaliza Brasil. O programa foi criado pelo MCom para levar sinal de TV digital a 1.638 cidades que hoje contam apenas com sinal analógico. A lista completa das cidades e dos canais disponibilizados foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
“Estamos promovendo inclusão digital e social de milhões de brasileiros que hoje não podem usufruir da tecnologia da TV digital. Assim, garantimos o acesso à informação e a serviços”, frisa o ministro Fábio Faria. A meta do MCom é levar o sinal digital aos municípios que integram o Digitaliza Brasil até o final de 2022, beneficiando mais de 23 milhões brasileiros.
“Estamos promovendo inclusão digital e social de milhões de brasileiros que hoje não podem usufruir da tecnologia da TV digital. Assim, garantimos o acesso à informação e a serviços”, ministro Fábio Faria.
Dos municípios que receberão os novos canais digitais, três são cearenses, 13 são paraibanos e seis são potiguares. As cidades, por meio do Digitaliza Brasil, receberão equipamentos e infraestrutura para o início da transmissão digital de TV. Com a liberação dos canais, no momento da ativação da tecnologia a programação digital já estará disponível, gratuitamente, para a população. Isso é possível porque, na portaria que criou o programa, o MCom determinou a simplificação do processo de consignação e autorização de canais digitais. Mais de 1.130 já foram liberados.
DIGITALIZA BRASIL
O programa avança com o processo de digitalização do sinal de TV no Brasil. O ministério já convocou municípios do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Minas Gerais. Das cidades listadas nos editais de convocação, 1.042 já solicitaram adesão. O número já representa 64% da meta desta fase do programa.
Com informações do Ministério das Comunicações