População de Cabo do Santo Agostinho recebe ponte ferroviária
Com 100 metros de extensão, foi entregue, nessa quinta-feira (29), a ponte ferroviária sobre o Rio Pirapama, em Cabo de Santo Agostinho (PE). Localizada na região metropolitana de Recife, integra o sistema do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Metrô de Recife e fica entre as estações Ponte dos Carvalhos e Santo Inácio. Diariamente, as estações próximas à ponte atendem 2,5 mil passageiros. A ponte recebeu R$ 13,5 milhões em investimento federal.
“Nosso objetivo é atender as pessoas com maior qualidade, mais conforto e reduzir o tempo da locomoção daqueles que trabalham em outros pontos da Região Metropolitana até chegarem às suas casas”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ao participar da entrega.
Até o fim deste ano, outra ponte sobre o Rio Pirapama deve ser entregue à população. As duas estruturas receberam R$ 24,9 milhões em investimentos do Governo Federal.
“Estamos fazendo parte de um Governo que tem uma preocupação com os brasileiros que precisam da ação do Governo”, frisou Marinho. O ministro do Turismo, Gilson Machado, também participou do evento.
Mais agilidade para o transporte
A construção das pontes faz parte da duplicação do Ramal do VLT na linha Cajueiro Seco/Cabo de Santo Agostinho. A intenção é reduzir de 51 para 23 minutos o intervalo entre cada trem quando a duplicação for finalizada e ampliar a oferta de lugares para 21 mil passageiros por dia.
Com três linhas férreas e 36 estações, o sistema de trens urbanos de Recife tem 71 quilômetros de extensão. A malha atende os municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho. Aproximadamente 360 mil passageiros são transportados diariamente.
Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional