Afinal, a Ford virou marca premium?
Reduzir as operações faz parte da estratégia global da Ford. Neste processo, a fabricante americana pretende deixar mercados que sejam pouco lucrativos e focar em modelos que possam aumentar a faixa de lucro, como SUVs e picapes. Sendo assim, modelos como Ka e Ka Sedan já não fazem tanto sentido quanto antes.
Isso fica bem claro pelo catálogo, que hoje conta apenas com Ranger , Territory , Bronco Sport e Mustang . A picape Maverick está confirmada e deverá chegar ao Brasil em 2022. Isso se os estoques de microchips semicondutores que estão em falta para todas as fabricantes permitirem.
No episódio de hoje do iG Carros Podcast , conversamos com Flávio Costa, gerente de vendas da Ford, para entender mais sobre a forma que a fabricante se enxerga neste processo de reestruturação. Ouça:
A idéia da Ford é manter sua tradição no segmento de picapes no Brasil e entrar na briga pelo segmento dos modelos intermediários, com ares de SUV, que tem se mostrado promissor no que se refere às vendas, basta ver o sucesso da Fiat Toro .
No caso da Ford Maverick, a plataforma é a mesma do SUV Bronco Sport, com o qual compartilha uma série de componentes. Também não se sabe qual será a versão que vai ser vendida no Brasil.
Nos EUA, a picape pode ser encontrada com motor 2.0 turbo, de 253 cv e câmbio automático de 8 marchas, ou 2.5 híbrido, de 193 cv, que pode fazer até 17 km/l, segundo a fabricante.
Desde o início de sua reestruturação global, em 2016, a Ford já fechou fábricas em Broadmeadows e Geelong (Austrália); Colônia e Saarlouis (Alemanha); Craiova (Romênia); Valência (Espanha); Blanquefort (França); Sanand e Chennai (Índia); São Bernardo do Campo, Camaçari e Horizonte (Brasil).