Chegou a vez dos motociclistas
Jornalistas especializados avaliam motocicletas e passam suas considerações aos motociclistas , por meio de revistas, sites especializados ou blogs. Mas há uma forma de esses motociclistas não apenas acompanharem o que dizem os experts, mas também avaliarem pessoalmente os mais recentes lançamentos de motocicletas disponíveis no mercado.
É o que acontece no Moto Premium, concurso que elege as melhores motocicletas do ano com a participação de consumidores. Ou seja, aqueles que realmente vão comprar a motocicleta.
Reunindo 43 modelos entre os que estão a venda no país, o Moto Premium 2020, já em sua quarta edição, aconteceu na cidade de Socorro, interior paulista, local que, com apoio oficial dos órgãos municipais, se tornou um dos principais destinos dos motociclistas que costumam sair de São Paulo nos fins de semana para curtir estrada e moto.
A cidade, que integra o Circuito das Águas Paulistas e tem o nome oficial de Estância Hidromineral de Socorro, conta com o projeto “Socorro, Destino Duas Rodas”, com o objetivo de atrair apaixonados por motocicletas e bicicletas. A região é bastante propícia para tanto, por ser montanhosa e ter muitas estradas sinuosas com belas paisagens.
Os pilotos participantes do Moto Premium 2020 passaram dois dias experimentando os mais recentes lançamentos das marcas BMW , Dafra , Ducati , Harley-Davidson , Honda , Kawasaki , KTM , Royal Enfield , Triumph e Yamaha , em um total de 43 motocicletas das mais variadas categorias.
Inicialmente pensado apenas para os motociclistas consumidores, já na edição do ano passado o Moto Premium recebeu também jornalistas especializados, de forma que esta é a minha segunda participação no evento.
É claro que a festa tem o objetivo principal de entreter aqueles que realmente mantém forte o nosso mercado motociclístico, ou seja, os consumidores – que, conforme eles mesmo declaram, passam dois dias na “disneylândia” das motos -, e também eleger as suas preferidas, mas a opinião dos especialistas também é levada em conta no resultado final.
Com três prêmios para cada categoria, conquistando a Medalha de Prata, a Medalha de Ouro e a Grande Medalha de Ouro, a grande vencedora foi a Honda GL 1800 Gold Wing, levando o prêmio Moto Premium do Ano.
O curioso é que a versão mais cara e equipada desse modelo, a Honda GL 1800 Gold Wing Tour, que tem a mais que a bagger o baú traseiro e o câmbio automático de sete marchas, além de muitos outros detalhes, ficou em terceiro lugar, com a Medalha de Prata. Em segundo lugar nesse prêmio especial ficou a Kawasaki Z900 RS café, que levou a Medalha de Ouro.
Conheça, a seguir, todas as vencedoras nas 20 categorias do Moto Premuim 2020:
Clássica / Retrô acima de 901 cm3: Kawasaki Z900 RS Café
Esportiva / Carenada de 501 a 800 cm3: Kawasaki Ninja ZX-6R
Crossover de 601 a 900 cm3: Kawasaki Versys 650 Tourer
Crossover acima de 901 cm3: Kawasaki Versys 1000 GT
Custom / Cruiser de 601 a 1.000 cm3: Kawasaki Vulcan S 650
Naked / Street de 300 a 600 cm3: KTM Duke 390
Naked / Street de 601 a 900 cm3: Triumph Street Triple 765 RS
Naked / Street acima de 900 cm3: Honda CB 1000R
Esportiva / Carenada acima de 801 cm3: Honda CBR 1000RR Fireblade
Clássica / Retrô de 601 a 900 cm3: Triumph Street Twin 900
Trail / Big Trail de 300 a 600 cm3: Honda CB 500X
Trail / Big Trail de 601 a 900 cm3: Triumph Tiger 900 Rally Pro
Trail / Big Trail acima de 901 cm3: Honda CRF 1000L Africa Twin
Custom / Cruiser de 1001 a 1.200 cm3: Ducati Diavel 1260 S
Custom / Cruiser acima de 1.201 cm3: Harley-Davidson Fat Boy 114
Bagger acima de 1.200 cm3: Honda GL 1800 Gold Wing
Touring / Top Case acima de 1.200 cm3: Honda GL 1800 Gold Wing Tour
Scooter até 200 cm3: Honda PCX 150 DLX
Scooter de 201 a 300 cm3: Yamaha XMax 250
Scooter acima de 401 cm3: Honda X-Adv 750