Confira quais são os carros novos e usados mais procurados no Brasil
A plataforma online Mobiauto faz um levantamento sobre comportamento de “intenção de compra” dos consumidores de automóveis e comerciais leves no Brasil, tanto novos quando usados. Entre as conclusões a que chegaram está a presença de apenas dois SUVs na lista dos 10 modelos vendidos.
Além disso, o estudo também mostra que a linha de picapes da Fiat faz bastante sucesso, com Strada e Toro correspondendo a mais de 10% de todos os cliques de consumidores que compram carros novos.
1 | Fiat | Strada | 5,63% |
2 | Fiat | Toro | 4,95% |
3 | Chevrolet | Onix | 4,81% |
4 | Hyundai | HB20 | 4,39% |
5 | Nissan | Kicks | 4,22% |
6 | Fiat | Argo | 3,39% |
7 | Nissan | Versa | 2,67% |
8 | Chevrolet | Onix Plus | 2,66% |
9 | Mercedes-Benz | Sprinter | 2,48% |
10 | Hyundai | Creta | 2,33% |
Outra constatação interessante é que o Mercedes-Benz Sprinter aparece como destaque entre os comerciais leves mais procurados por empresas. Para o especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, o levantamento exclusivo executado pela empresa mostra a volatilidade do comportamento de intenção de compra do cliente ,traduz o “poder de fogo” das marcas na mídia e os ciclos de lançamentos e reestilizações.
“O SUV mais acessado no nosso site é o Nissan Kicks, que é apenas o 7º mais vendido entre os zero km. Como explicar isso?”, indaga. “Simples: ele foi renovado há pouco tempo, o que estimula o interesse. Além disso, percebemos que o cliente se informa, tira dúvidas e até conhece o produto utilizando a plataforma Mobiauto para suas consultas, sejam nos anúncios ou no nosso conteúdo editorial.
O executivo também explica que, “ainda que o público em geral opte pelo Jeep Renegade , que é o campeão de vendas do segmento, na hora efetiva da compra, o levantamento de dados a respeito dos concorrentes é realizado no site”, explica.
No caso das picapes, Castro Jr. lembra que a presença de Strada e Toro , além de exibirem a soberania da marca no segmento, despertaram atenção por terem sido renovadas há pouco tempo.
No caso da Strada, ela também conta com a longa fila de espera para a compra da versão zero km. “A Toro não tem fila, mas a da Strada ultrapassa 2 meses, dependendo da versão. Isso intensifica as pesquisas dos clientes, que passam a ‘caçar’ alguma unidade com prazo inferior de entrega”, diz
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Agora veja a lista dos seminovos que geram mais interesse:
1 | Chevrolet | Onix | 3,51% |
2 | Toyota | Corolla | 2,64% |
3 | Ford | EcoSport | 2,56% |
4 | Ford | Ka | 2,43% |
5 | Chevrolet | Prisma | 2,32% |
6 | Hyundai | HB20 | 2,25% |
7 | VOlkswagen | Gol | 2,23% |
8 | Honda | Civic | 2,11% |
9 | Renault | Sandero | 1,94$ |
10 | Fiat | Strada | 1,90% |
Entre os usados, a procura por SUV´s é menor do que se supunha. Dos dez mais acessados, apenas um na lista. E, curiosamente, o mérito coube ao descontinuado Ford EcoSport.
Chama a atenção a presença do Toyota Corolla na vice-liderança. Ainda que seja um campeão de vendas em seu segmento, ele não é páreo na venda de zero km para veículos mais baratos. Mas dá o troco quando é usado.
Sant Clair Castro Jr. enxerga um fenômeno atípico na procura intensa pelo Ford EcoSport, que seria normalmente antagônica a um modelo fora de produção. “O EcoSport é o SUV mais tradicional do país, presente no mercado desde 2003.
Quando um best-seller como esse sai de produção, o cliente fiel corre para a Mobiauto e começa a pesquisar os preços . Quem sabe não começam a cair e ele se anima em adquiri-lo? Do mesmo modo, as centenas de milhares de atuais proprietários, preocupados com o mesmo fenômeno, entram no site para checar as cotações com receio da depreciação do seu patrimônio”, sentencia.
O consultor também opina sobre a excelente performance do Toyota Corolla , que é o segundo seminovo mais procurado do país, de acordo com a Mobiauto. “Engana-se quem acha que o carro usado é uma compra totalmente racional. Ter mais clientes interessados nos anúncios de Corolla comprova que a aquisição de um modelo com um ou dois anos de uso é absolutamente aspiracional.
Claro que a fama de confiabilidade e durabilidade da Toyota conta. Mas fica claro, pelo volume de acessos, que há milhares de pessoas ‘sonhando’ com o seu Corolla usado”, explica Castro Jr.