Conheça a KTM RC Range 2022, uma moto “Grand Prix” de rua
A KTM está finalmente pronta para lançar sua linha RC 2022 cuja principal novidade é o apelo visual totalmente voltado para os modelos de corrida dos Grandes Prêmios. Para isso, a empresa adotou várias atualizações em termos de eletrônica e ergonomia. Além disso, duas novas cores também foram adicionadas à nova linha.
O modelo RC 390 e o RC 125 , ganharam um novo chassi pronto para corrida com ergonomia aprimorada e um visual novo e esportivo.
A começar pelo design, os designers trabalharam em conjunto com os engenheiros aliando a melhor solução que buscasse não apenas agradar os olhos, mas também otimizar a aerodinâmica, garantindo maior proteção contra o vento e o clima em velocidades mais altas. Para isso, eles explicam que usaram simulação CFD (dinâmica de fluidos computacional) para otimizar o projeto.
O resultado foi um veículo ‘híbrido’ com propostas de uso tanto de rua como na pista. Os painéis interno e externo da carenagem fornecem melhor gerenciamento de calor, direcionando o fluxo de ar para longe do ciclista.
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Outra mudança ocorreu no tanque de combustível que ficou maior (13,7 litros) para melhorar a autonomia e a nova caixa de ar, 40% maior, propiciou no final mais torque em comparação com os modelos da geração anterior. O farol LED também é novo, fornecendo um feixe largo e é complementado por uma luz traseira LED igualmente nítida.
Por fim, completam o pacote de alterações um novo sistema de escapamento além de uma embreagem ajustável e alavancas de freio disponível de série para o RC 390 e o RC 125 . No caso do RC 390 agora passa vir equipado com um amortecedor traseiro WP APEX com ajuste de pré-carga.
Na motorização, praticamente não houve alteração na nova linha 2022. No caso da RC 125 , o motor de 124,7 cc produz agora 14,9 cv de potência ( 14,8 cv do modelo RC125 2021 ) e os mesmos 1,22 kgfm de torque. Já para o modelo RC 390 (373 cc) , foram mantidos os mesmos 42,9 cv do RC 390 anterior, mas obtém 0,10 kgfm adicional de torque, elevando o total para 3,77 kgfm.
No entanto, o novo desenho da roda poupou 3,4 kg de peso não suspenso em comparação com a geração anterior, enquanto que o novo sistema de travagem ByBre tem só 960 gramas. O próprio quadro também beneficiou de uma redução de 1,5 kg no peso.
A linha 2022 da KTM RC estará disponível a partir de março de 2022. Os preços ainda não foram divulgados. No mercado brasileiro, por enquanto a KTM está focando apenas nas naked Duke 200 e Duke 390.