Search
Close this search box.

Esportivos Nissan “Z” completam mais de cinco décadas no mercado

Compartilhe

Esportivos Nissan “Z” completam mais de cinco décadas no mercado


source
Nissan
Divulgação

Protótipo do Nissan “Z” da sétima geração na frente das outras seis ao fundo. Cupê esportivo honra a tradição da marca japonesa


Para comemorar as cinco décadas da linha “Z” de esportivos, a Nissan organizou em Yokohama (Japão), uma exposição com modelos icônicos do acervo histórico da empresa, que tem no esportivo 370Z o seu representante atual. Conheça os carros considerados mais signicativos pela montadora japonesa.


O pioneiro 240Z, apresentado no Japão em dezembro de 1969, surgiu com a proposta de ser um carro esportivo acessível, que compartilhasse as suas peças com outros modelos da linha da Nissan . Estava equipado com um motor 2.0 de seis cilindros com duplo comando e carburação tripla, que desenvolvia 160 cv. 

No mercado japonês, o esportivo era conhecido como Fairlady Z, nome que informalmente acabou sendo empregado para definir as outras gerações da linha “Z”. Já no Estados Unidos, o onde era vendido como Datsun 240Z, o modelo e seus sucessores acabaram ficando conhecidos pelo apelido “Z-Car” (carro-Z em inglês). 

Sucesso na América do Norte, o esportivo acabou ganhando modificações exclusivas para o mercado de lá, que só anos depois foram empregadas no carro para o Japão. O Fairlady 240ZG, de 1972, trazia o motor 2.4 americano e uma dianteira exclusiva e mais aerodinâmica, em fibra de vidro e com faróis carenados, que iria inspirar o visual da segunda geração, de 1978.


Agora com o nome de 280Z, a segunda geração do modelo esportivo era mais sofisticada. Trazia um motor 2.8 de seis cilindros em linha e era oferecido em uma variação targa, com espaço para dois ou quatro passageiros.

O 300ZX de 1984, já na terceira geração, foi o primeiro carro com motor V6 turbo fabricado em série no Japão. O exemplar guardado pela Nissan é um carro da série especial de 50º aniversário da marca, que foi produzida especialmente para os Estados Unidos e Canadá.

Um dos mais conhecidos no Brasil por conta dos jogos de videogame é o 300ZX de 1989. Quinta geração do “Z-car”, era oferecido com um motor V6 aspirado de 225 cv ou um V6 biturbo de 281 cv e trazia suspensão multilink nas 4 rodas. Ficaria em linha até 2000 e saiu sem deixar substituto.

A linha “Z” da Nissan só voltou no ano seguinte, com o conceito “Fairlady Z Versão ST”. O carro antecipava as linhas do 350Z (que viria no ano seguinte) e segue vivo no estilo do atual 370Z, que será substituído em breve por um novo carro inspirado no recém-revelado conceito “Z Proto”.

Fonte: IG CARROS

Mais Notícias em CARROS

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE