Search
Close this search box.

Fiat Oggi fez história contra concorrentes mais atrativos

Compartilhe

Fiat Oggi fez história contra concorrentes mais atrativos


source
Fiat Oggi da série Pierre Balmain tinha motor 1.3 e teve apenas 50 unidades fabricadas para o mercado brasileiro
Renato Bellote

Fiat Oggi da série Pierre Balmain tinha motor 1.3 e teve apenas 50 unidades fabricadas para o mercado brasileiro

Sedãs compactos . Sem dúvida nenhuma eles evoluíram bastante nos últimos anos no mercado brasileiro e também mundialmente falando. Inicialmente eram apenas derivados dos hatches e versões cuja maior qualidade era o tamanho do porta-malas, especialmente voltados para famílias. Com o tempo eles passaram a ser atraentes e também a despertar a atenção de outros públicos.

O Fiat Oggi é um desses exemplos. Ele chegou ao mercado em 1983 em um momento cuja concorrência trazia modelos mais atraentes, como o Voyage da Volkswagen. Apesar do estilo bem demarcado e do acerto mecânico não fez muito sucesso. Dessa forma sairia de linha dois anos mais tarde para chegada do Prêmio, esse sim um sucesso de vendas.

YouTube video

Mas o modelo deixaria sua marca na história da Fiat no Brasil. Vale ressaltar que ele teve duas versões especiais durante sua curta permanência no mercado. Uma delas é a CSS, versão de homologação que trazia 78 cv de potência, e a outra é a Pierre Balmain, limitada a 50 exemplares com a grife francesa e acabamento exclusivo.

É justamente sobre ela que falarei na coluna de hoje. Como o leitor deve imaginar, devido a produção pequena, é realmente difícil encontrar um deles em bom estado. Um dos destaques e a cor bege da carroceria mesclando com interior marrom . Repare até mesmo no acabamento do cinto de segurança e do carpete. Exclusividade máxima.

Você viu?

Um ponto interessante é sobre a ergonomia. O volante fica em uma posição semi deitada porém a posição de dirigir é bastante confortável. Vale lembrar que o Fiat 147 trazia as mesmas características e também o bom espaço interno, outra qualidade a ser ressaltada.

Outro ponto positivo diz respeito a capacidade do porta-malas com 440 litros, o maior do segmento. Sem dúvida nenhuma dava pra levar a compra do mês e também as mochilas das crianças na volta da escola. Uma questão interessante da marca na época era colocação do estepe no cofre do motor , algo que poupava um bom espaço na parte traseira.

No conjunto mecânico, o modelo de três volumes trazia o bom motor de 1,3 litro que garantia agilidade no trânsito e também bons números de consumo para época. O câmbio de cinco marcjas não era um dos seus pontos fortes, porém era necessário se acostumar com ele. Dessa forma o Fiat Oggi Pierre Balmain se tornou a versão mais rara de um modelo bastante simpático dos anos 80.

Fonte: IG CARROS

Mais Notícias em CARROS

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE