Tiger 1200 2022 está em fase final de testes e chegará com várias mudanças
A Triumph divulga o teaser com seus pilotos de teste avaliando uma Tiger 1200 totalmente nova com a promessa de que a próxima geração será uma “nova aventureira de grande capacidade”.
É válido que está para chegar ao mercado nova Tiger e inclusive já houve alguns cliques do segredo sendo testado e que foi publicado no ano passado. No entanto, esta é a primeira vez que a Triumph apresenta a sua nova moto oficialmente, ainda que com pouca camuflagem.
Além de mostrar a moto fazendo seu trabalho off-road, a Triumph também fez afirmações ousadas sobre a nova Tiger 1200 , salientando que não só será mais potente, mas que é “significativamente mais leve do que seus concorrentes mais próximos”. Segundo rumores que andam circulando pela imprensa mundial, algo em torno de 30 kg ou mais de redução dos 248 kg da atual geração de sua aventureira.
Pelas imagens, está claro que ela mudou bastante. A começar pelo desenho do ‘corpo do motor’ incluindo os cilindros, cujo conjunto dá a ideia que ficou muito mais compacto e os coletoress de escapamento ficaram bem mais baixos do que no modelo atual.
A transmissão chanfrada para a saída da caixa de engrenagens parece estar mais próxima e mais alta, sugerindo que também houve trabalho na caixa de engrenagens. Espera-se que a capacidade permaneça a mesma, mas a potência de pico provavelmente ultrapassará os 150 cv.
Atualmente, a Tiger 1200 conta com motor tricilíndrico de refrigeração líquida, 12 válvulas (DOHC) alimentado por Injeção eletrônica multiponto sequencial de 1.215 cc que rende uma potência máxima de 141 cv a 9.350 rpm e um torque de 12, 44 kgfm a 7.600 rpm.
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O modelo nas fotos parece ser o que era conhecido como XCA , mas provavelmente será renomeado como Rally para corresponder ao 900. Dadas as intenções off-road da moto, a Triumph trocou as rodas de 19/17 pol. E passou para 21/18 pol. Para melhor manuseio em terrenos complicados, no entanto, a versão de 19 / 17 pol. provavelmente permanecerá na versão 900 GT.
Junto com essas mudanças de roda estão as novas unidades de suspensão dianteira e traseira – o reservatório remoto que fica sob o chassi auxiliar se parece com a unidade ZF encontrada no BMW F850GS.
A outra grande mudança vem na parte traseira da moto. Enquanto o eixo de transmissão permanece, ele foi completamente redesenhado. A Triumph abandonou o antigo braço oscilante de um lado do Tiger 1200 em favor de um design de longarina mais convencional, resultando em uma estrutura consideravelmente mais estreita.
Esperamos que a Triumph forneça informações gradativamente ao longo das próximas semanas, com uma revelação completa nos próximos meses, a tempo da motocicleta chegar às concessionárias alguns meses depois na Europa.
Por ora, essas são as informações que temos e até o momento não há previsão de lançamento da Triumph Tiger 1.200 no Brasil, mas esperamos que em breve o modelo chegará as concessionárias da marca, considerando o avanço nos testes e a própria divulgação dos teaser oficiais.