Valongo Moto Classic, encontro de motocicletas antigas, volta a acontecer
Uma vez por ano, a cidade paulista de Santos, no litoral sul do estado, reúne motocicletas e motociclistas, abordando um tema que já faz parte do cotidiano de muita gente: veículos antigos.
O V alongo Moto Classic já é uma tradição entre os adeptos do “antigomotociclismo” (ôpa, uma expressão um tanto nova), já que, diferentemente do antigomobilismo (essa expressão é bem antiga), as nossas queridas motocicletas antigas não contam com tantos eventos assim.
Em sua nona edição, o Valongo Moto Classic começou em 2012, por iniciativa de um colecionador de Santos, Marcos Pasini, e só não aconteceu no ano passado, devido às restrições impostas pela pandemia. Neste ano de 2021, as motocicletas clássicas voltaram a se encontrar na antiga estação de trem do Valongo, no Largo Marquês de Monte Alegre, Centro Histórico de Santos.
As motocicletas antigas , que são expostas no alpendre, que é a parte coberta da estação, são a principal atração do evento, mas as centenas de motocicletas que estacionam nas imediações também formam uma exposição muito interessante. É que muitos motociclistas escolhem motocicletas raras e diferentes para viajar até a cidade balneárea.
Além das motocicletas, os visitantes do IX Valongo Moto Classic puderam aproveitar outras atrações do local, como o passeio no antigo bonde, que se “espreme” entre as motocicletas para pasar pela estação, e circula por muitos pontos turístico do Centro Histórico da cidade.
Leia Também
Havia, ainda, no local, o Museu Pelé, o artesanato da Feira Feito e o Santuário de Santo Antônio, cujos freis passaram a manhã abençoando as motocicletas presentes.
Para os maníacos por motos antigas, havia algumas bem interessantes, como uma belíssima Lambretta Modelo A com side-car logo na entrada, um espécime muito especial por ser o primeiro modelo fabricado por Ferdinando Innocenti, em 1947, na Itália.
Em um dos cantos, os apreciadores da Africa Twin original, a Honda XRV 750T, estacionaram suas motocicletas ainda dos anos 90, já clássicas, e formaram uma exposição à parte. No alpendre, Suzuki GT 750 , Honda CB 750 Four , Kawasaki Z1 e Yamaha RD 350 , todas anos 70.
A manhã passou rapidamente até que a maioria dos visitantes, e até os expositores , começou a sair, para retornar para suas casa e suas cidades. Agora só resta esperar para o próximo ano.