Veja 5 formas de reutilização dos pneus após o fim da sua vida útil
De acordo com a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) o Brasil é atualmente o 7º maior produtor de pneus para carros de passeio no mundo, com uma produção que no ano passado ultrapassou a marca de 41 milhões de unidades.
Com todo esse volume de pneus produzidos, é importante que os pneumáticos que já ultrapassaram a sua vida útil tenham uma destinação correta. Segundo a Anip, só no ano passado, 470 mil toneladas foram coletadas e destinadas de uma forma ambientalmente adequada.
A lista de aplicações para os pneus usados vai desde a reciclagem dos seus componentes até o seu uso como combustível alternativo na indústria. Confira alguns desses usos a seguir.
1 – Indústria cimenteira
Os pneus usados são utilizados na indústria de cimento como combustivel para fornos, em substituição ao coque de petróleo.
Além do fator sustentabilidade, os pneus são mais “limpos” do que o combustível original desses fornos, já que possuem um nível de enxofre menor.
2 – Pisos e tapetes
A borracha proveniente dos pneus pode ser aproveitada em outros produtos feitos com o mesmo material.
Essa lista inclui desde acessórios automotivos, como tapetes , até pisos emborrachados para áreas industriais e quadras poliesportivas.
3 – Calçados
De acordo com a Anip, os pneus não radiais — mais comuns em veículos comerciais atualmente — podem ser cortados em láminas para reaproveitamento do seu material.
Essas lâminas servem de matéria-prima para a fabricação de produtos como percintas, solas de calçados e dutos de águas pluviais.
4 – Siderurgia
Além da borracha, o aço presente na carcaça dos pneus usados também pode ser reaproveitado como matéria-prima.
Esse material é obtido no processo de trituração dos pneus e é enviado para siderúrgicas, onde é beneficiado para ser empregado em novas aplicações.
5 – Asfalto
A borracha dos pneus é um dos componentes principais do chamado ” asfalto ecológico “, material que é produzido a partir da adição do pó extraído dos pneus ao ligante asfáltico.
Esse material com os restos de pneus é mais resistente e durável que o asfalto tradicional, além de reduzir o risco de derrapagens e o nível de ruído de rodagem.