Volkswagen Taos chega ao Brasil no segundo trimestre de 2021
A Volkswagen do Brasil revela mais informações sobre o Taos , novo SUV médio que está confirmado para o segundo trimestre de 2021, em um bate-papo com a imprensa. O modelo que ficará entre T-Cross e Tiguan na linha da marca será feito ao lado da picape Amarok em Pacheco (Argentina), com foco na distribuição em toda a América Latina.
O Taos tem 4,46 m de comprimento (6 cm a mais que o Jeep Compass ), 1,62 m de altura (+ 1 cm), 1,84 m de largura (+ 2 cm) e 2,68 m de distância entre-eixos (+ 4 cm). Seu porta-malas tem 498 litros de capacidade, superando o Jeep Compass (410 l) em 88 litros. O vão-livre do solo é de 18,5 cm, garantindo ângulo de entrada de 19° e saída de 26,3°.
Desempenho
O SUV terá o mesmo motor 1.4 TSI, de 150 cv e 25,5 kgfm de torque a 1.500 rpm que equipa Tiguan , Jetta e T-Cross , mantendo o câmbio automático de seis marchas com hastes atrás do volante para trocas sequenciais. Segundo o gerente de desenvolvimento de produto da Volkswagen, José Loureiro, apesar do hardware ser o mesmo entre todos os modelos, a aplicação do software é específica para cada veículo.
Dessa forma, o VW Taos é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, com velocidade máxima de 194 km/h, diz a fabricante. A central multimídia VW Play inclui gerenciamento de modos de condução, onde o motorista poderá escolher entre as categorias “normal”, “esporte”, “econômica” e “individual”. Os modos alteram o mapeamento do motor e a entrega da curva de torque para cada situação específica, deixando o Taos mais arisco ou suave.
O modelo ainda conta com sistema start-stop, que desliga o veículo com pedal de freio acionado para economizar combustível. Os números de consumo ainda não foram revelados.
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Segundo a equipe de engenharia da Volkswagen, não há intenção de instalar o motor 2.0, de 230 cv de potência e 35,5 kgfm de torque que equipa as versões mais caras do Tiguan no novo Taos. Versões com tração integral também não estão nos planos da Volkswagen do Brasil.
Segurança
Uma das apostas da Volkswagen para o Taos inclui recheá-lo de equipamentos de segurança . O modelo conta com sensores de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, indicador de perda de pressão dos pneus e função de frenagem de manobra e sistema de frenagem pós-colisão. O Taos ainda não foi submetido aos testes de colisão do Latin NCAP , mas segundo a fabricante, o modelo “está preparado para atender os requisitos mais desafiadores do mercado”.
Conforto
O modelo trará a nova central multimídia VW Play, com pareamento de celulares via Android Auto e Apple CarPlay, porém sem GPS nativo. O motorista poderá reproduzir informações de mídia e computador de bordo no cluster digital. Na comparação com outros modelos da Volkswagen, o Taos estreia carregador de celular por indução e luz ambiente customizável pela central VW Play.
Posicionamento
A chegada do Volkswagen Taos ao mercado nacional levantou dúvidas sobre o destino do VW Tiguan Allspace em suas versões de cinco lugares. A fim de evitar a “canibalização de produtos”, a Volkswagen anuncia que o portfólio ainda está sendo avaliado, mas que há a intenção de tornar a gama cada vez mais enxuta – seguindo exemplo do Nivus , que foi lançado em apenas duas versões.
A marca não revelou preços e versões do Taos , mas há a expectativa de que o modelo custe entre R$ 125 mil e R$ 175 mil. Dessa forma, o SUV ficará posicionado entre a versão mais cara do T-Cross e o modelo de entrada do Tiguan Allspace, de sete lugares.