Índice de Confiança do Empresário Industrial sobe para 63,2 pontos
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) cresceu 1,2 ponto em agosto deste ano, em comparação com junho, informou hoje (11), em Brasília, a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com isso, o índice ficou em 63,2. Este é o quarto aumento consecutivo no indicador, que acumula crescimento de 9,5 pontos no período.
O índice varia de zero a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam confiança do setor de indústria e, quanto mais acima de 50 pontos, maior e mais disseminada é a confiança do empresariado. Quanto mais próximo de zero, menor a confiança.
Para o levantamento, foram entrevistados 1.477 empresários, dos quais 580 de pequeno porte, 558 de médio porte e 339 de grande porte, de 2 a 6 de agosto. O resultado mostra que o índice de expectativas do empresário em relação à economia e a própria empresa nos próximos seis meses tem se mantido positivo.
Percepção positiva
De acordo com a CNI, o Índice de Condições Atuais, um dos componentes do índice de confiança da indústria e que mostra a percepção sobre as condições nos últimos seis meses, aponta uma percepção mais positiva do estado atual da economia brasileira e das empresas.
“O índice cresceu 1,8 ponto para 57,5 pontos. O Índice de Expectativas, que já estava em um patamar elevado, avançou 0,8 ponto, atingindo 66 pontos”, informou a CNI.
Edição: Kleber Sampaio