Colega de atores mexicanos mortos em acidente de carro cobra Netflix
Os atores mexicanos Raymundo Garduño Cruz e Juan Francisco González Aguilar, conhecido como Paco Mufote, morreram na quinta-feira, dia 16, após a van da equipe de produção de “The Chosen One”, da Netflix, capotar na rodovia Santa Rosalía-Loreto, no estado de Baixa Califórnia do Sul, no México.
Segundo o Diario de Yucatán, Raymundo e Juan Francisco já estavam mortos quando as equipes de emergências chegaram ao local do acidente. Outras seis pessoas ficaram feridas e foram socorridas ao Centro de Saúde e à Unidade Médica de Família do Instituto Mexicano de Previdência Social de Loreto. Todos faziam parte da equipe de produção da série inspirada nos quadrinhos “American Jesus”, de Mark Millar e Peter Gross, sobre um menino de 12 anos que descobre ser a reencarnação de Jesus Cristo.
Numa postagem no Facebook, um colega dos artistas acusou a produtora americana de colocá-los em risco. Segundo Rick Zazueta, a produtora não teria fornecido os recursos necessários ou equipamentos adequados para o transporte dos profissionais em boas condições.
“Suas mortes são uma tragédia não apenas pelo roubo desses talentos, mas principalmente porque essas mortes têm culpados… Os atores não param de reclamar do quão mal estão sendo tratados especificamente em termos de transporte e logística… painéis com pneus escorregadios, motoristas cansados e sobrecarregados — os atores sendo transportados como gado para economizar alguns pesos”, afirmou o escritor, acrescentando que os veículos usados estariam em “péssimas condições”. “Netflix também tem sangue nas mãos, a empresa multimilionária optou por trabalhar fora do sindicato dos atores”, completou. A Netflix ainda não se pronunciou sobre o acidente. A Secretaria de Cultura da Baixa Califórnia do Sul lamentou as mortes dos atores, considerados peças-chave para a promoção da cultura local.
Juan González, também conhecido como “Paco Mufote” foi um renomado promotor, ator e músico da Baixa Califórnia. Enquanto Raymundo Garduño fez parte da Companhia de Teatro Imigrante e da Semana de Teatro Infantil do ICBC Raymundo.