Duelo Mafalda x Mônica agita redes sociais de brasileiros e argentinos; entenda
A rivalidade Brasil e Argentina resultou em um dos assuntos mais comentados nesta quinta-feira no Twitter – e não foi por futebol. Fãs de histórias em quadrinhos entraram em um embate sobre quem ganharia um duelo entre Mafalda e Mônica. Tudo começou após a escritora e roteirista norte-americana Gail Simone, autora da série DC Aves de Rapina, sugerir em seu perfil na rede social que deveria haver uma luta entre as personagens.
“Mafalda deveria lutar contra a Turma da Mônica”, publicou a escritora.
O post suscitou centenas de comentários e compartilhamentos opinando sobre uma suposta vencedora. A maioria concordou que Mônica ganharia se fosse uma briga física, mas perderia para Mafalda na argumentação e no debate político.
Como disse a @GabiFranco , a Mafalda ganha na argumentação, enquanto a Mônica se garante no soco. Abre pra Lucy (Peanuts) e pra Luluzinha entrarem na roda e o barato vai ficar louco. https://t.co/VkdjJfMcMF
— thiagocardim 🏴 (em 🏡) (@thiagocardim) August 12, 2021
Mônica ganha da Mafalda numa briga. Mafalda ganha da Mônica num debate político. https://t.co/t3b6cSIFsd
— Samir Naliato (@naliato) August 12, 2021
Criada em 1963 pelo cartunista argentino Quino, Mafalda se destaca pelo senso crítico e pela capacidade questionadora, mesmo sendo uma criança. Suas tiras costumam abordar pautas humanitárias e a paz mundial. Amplamente conhecida pelos brasileiros, Mônica foi criada no mesmo ano pelo cartunista Maurício de Sousa. Ela ficou marcada pelo temperamento forte, pela força bruta e pela impaciência diante dos apelidos que recebe em razão de sua aparência.
Brasileiros lembraram que, com seu coelho de pelúcia Sansão, Mônica seria imbatível em um eventual duelo. A própria Gail Simone questionou o que aconteceria se ela estivesse sem ele. Não foi o suficiente para convencer usuários, que argumentaram que a personagem foi criada no Brasil e, portanto, estava preparada.
O artista argentino Juan Ferreyra indicou que Mafalda sequer permitiria que a luta começasse. Segundo ele, a personagem acabaria conversando com Mônica, que seria convencida a ficar do seu lado. Outros compatriotas, porém, afirmam que a criação de Quino é superior sem dúvidas e brincam que iriam a uma guerra se necessário para defendê-la.
Argentina, the Brazilians say Monica would win in a fight with Mafalda. Are you going to stand for that?
— Gail Simone (@GailSimone) August 11, 2021
No one can win to Mafalda, and we will go for war it’s that’s necessary.
— Julian Alejandro Magno (@Savimagno) August 11, 2021
Você viu?
Uma usuária argentina provocou os brasileiros ao dizer que se a luta ocorresse no Maracanã não havia chances de Mafalda perder. Foi lá que a seleção da Argentina venceu o Brasil recentemente na final da Copa América deste ano. Alguns torcedores entraram até com PCR falso para assistir à partida que teve público limitado.
Gail quiere emular el éxito del pibe hormiga. Igual la queremos. Sobre Mónica/Mafalda, es fácil: la pelea se hace en el Maracaná, no hay chances de perder ahí. https://t.co/ycjKimXvOK
— Sole Zeta (@ZetaSole) August 12, 2021
Houve, no entanto, quem propusesse uma união das personagens contra as criações norte-americanas. Um usuário sugeriu inclusive que as duas deveriam lutar contra o Mickey Mouse, num embate contrário ao imperialismo dos Estados Unidos.
That sound so very north-american of you, pitching two innocent latin american girls against each other when they should be uniting themselves against the real enemy that is the colonialist empire of Mickey Mouse.
— B. #PL490Não (@bschlatter) August 12, 2021