Durante Alzheimer da mãe, Alexandre Borges pausou carreira para cuidar dela
Morreu nesta quinta-feira, dia 16, a mãe de Alexandre Borges, Rosa Linda Maria Borges, aos 83 anos. Ela lutava contra o Mal de Alzheimer desde 2019. Desde então, por quase dois anos, o ator, de 55 anos, decidiu pausar a carreira para se dedicar a ela.
“Percebi que a cabeça da minha mãe estava começando a falhar no Natal de 2019. Sempre tão lúcida e ativa, ela apresentava os primeiros lapsos de memória, falava coisas desconexas e já não lembrava que havia almoçado. Pela experiência na família, conhecia de perto o doloroso processo de desligamento que vai ocorrendo naturalmente. Tentei não entrar em um espiral de desespero. Era preciso reunir forças para cuidar dela e tranquilizá-la. Decidi então parar tudo, mudar para Santos, onde nasci e ela vive até hoje, para ficarmos juntos”, relembrou Alexandre Borges em depoimento dado à “Veja”, em agosto.
O mês da entrevista era o momento em que o artista retomava os trabalhos. Alexandre fez parte do elenco do “The masked singer”, da TV Globo. Ver a mãe com uma doença incurável causava um misto de sentimentos no artista.
Leia Também
“É claro que não é fácil ver alguém que você ama com todas as forças adoecer desse jeito. Dizem que cuidar de idoso e criança dá trabalho semelhante, mas discordo. A criança a gente cria e prepara para o futuro, enquanto, no caso de uma velhinha, com uma doença sem cura, a tensão e o desgaste são permanentes”.
Em entrevista no “Encontro com Fátima Bernardes” nesta quarta (15), Borges disse que revelou o segredo do “The masked singer Brasil” para Rosa Linda: “No último dia, contei para minha mãe”.
Uma das músicas cantadas por ele no programa, “Anunciação”, foi uma homenagem a ela, que gostava de ouvir canções de Alceu Valença.