Search
Close this search box.

Globo enfrenta processo por racismo por causa de programa antigo do Multishow

Compartilhe

Globo enfrenta processo por racismo por causa de programa antigo do Multishow


source

A globo ainda enfrenta um processo nos dias de hoje por conta de um programa veiculado em 2013 no Multishow. Na época, estava no ar o humorístico “Sensacionalista” e a atração foi denunciada por racismo após uma piada relacionando uma cachorra com o candomblé. Segundo o site Notícias da TV, o processo ainda corre na Justiça e a Globo pode pagar uma multa de quase R$ 100 mil.

Globo enfrenta processo por racismo por piada com candomblé
Reprodução/Youtube

Globo enfrenta processo por racismo por piada com candomblé

O “Sensacionalista” foi um programa inspirado em um site de mesmo nome, que cria notícias falsas absurdas para fazer sátiras e críticas sociais. Em 2013, a atração do Multishow criou um esquete de uma cachorra que sabia ler búzios e criou uma nova religião chamada “cãodomblé”.

Na ocasião, a CPPNI (Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena) denunciou a Globo por discriminação racial à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. Com isso, foi instaurado um processo contra a emissora. 

A Globo argumentou na Justiça que se tratava de um programa humorístico, sem a intenção de ofender os seguidores da religião de matriz africana. O canal de televisão perdeu o processo e foi multado em R$ 88.803,75. Mesmo assim, a empresa recorreu e entrou com o pedido para não pagar a multa até o final do julgamento. No último dia 16, o juiz José Eduardo Cordeiro Rocha, da 14ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, determinou que a Globo deve pagar a multa. A emissora ainda pode recorrer.

Fonte: IG GENTE

Mais Notícias de Entretenimento

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE

canal no youtube