Luan Santana alfineta artistas que ignoram sertanejo raiz: “Não sabem história”
Luan Santana enche o peito quando fala sobre a história da música sertaneja. De volta ao topo das paradas com o hit “Morena” — que assumiu, nesta semana, o segundo lugar no ranking das músicas mais tocadas no país, de acordo com o Crowley e o Spotify —, o cantor exalta o sucesso permanente do estilo musical surgido no interior do Brasil.
— É difícil enquadrar em categorias o que é sertanejo e o que não é. Sou um cara de Campo Grande, do Mato Grosso do Sul. Se você me perguntar, vou saber cantar todas as músicas da história do sertanejo. E aposto que muitos artistas estourados hoje ( na música sertaneja) não conhecem músicas da história do sertanejo que nos trouxeram para onde estamos — diz o artista, alfinentando alguns colegas.
O cantor, por outro lado, ressalta a importância de reciclar constantemente o gênero musical, firmando parcerias com nomes do pop, do funk, do rock, do rap… Recentemente, aliás, como o próprio revela, Luan gravou um trap. A música segue inédita, e se chama “Da meia-noite às seis”.
— Por que o sertanejo é tão forte até os dias de hoje? Porque ele sempre evoluiu. Ele nunca caiu no tradicionalismo besta que alguns estilos caíram — afirmou o cantor, em entrevista ao Flow Podcast. — Sou um cara sertanejo até o talo. Nasci sertanejo e vou morrer sertanejo. Essa é a minha essência: gosto de fazenda, gosto de pescar… Piso no chão de terra com gosto. O Brasil nasceu aí, e consigo entender essa força. Mas pego influências de outras coisas que gosto de ouvir. Sou viciado em reggaeton e em música latina. Se gostei de uma nuance que um pop está fazendo, vou colocar na minha música.
Você viu?
Live de Luan Santana com Juliette
Na próxima terça-feira (10/8), Luan Santana fará uma live ao lado de Luísa Sonza, com apresentação da ex-BBB Juliette Freire. Vale lembrar que “Morena”, o novo hit de Luan Santana, teria clipe estrelado por Juliette, que declinou o convite, à época de sua saída do “BBB”, alegando que precisaria se dedicar a outros projetos. Essa será a primeira vez que os dois se encontrarão… no palco. Luan não nega que eles já se viram antes:
— Juliette é muito gente boa — elogia Luan. — A gente já se falou e já se viu pessoalmente antes. Eu tinha chamado a Juliette para participar do clipe, mas ela estava com outros planos. Ela está “explodidaça”.