Search
Close this search box.

Morre autor da versão original de ‘Biquíni de bolinha amarelinha’

Compartilhe

Morre autor da versão original de ‘Biquíni de bolinha amarelinha’


source
Paul Vance tinha 92 anos
Reprodução 04.06.2022

Paul Vance tinha 92 anos

O compositor americano Paul Vance, autor de um dos maiores sucessos “chiclete” dos anos 1960, morreu aos 92 anos na última segunda-feira (30), em uma clínica de enfermagem na Flórida, de acordo com o The Washington Post.

Sua morte foi confirmada por dois de seus filhos, Joseph Vance e Paula Vance – a garota que inspirou “Itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini”, versão original de “Biquíni de bolinha amarelinha”, popularizada no Brasil na voz de Celly Campello.

Segundo o jornal americano, os filhos disseram que o estado de saúde de Vance estava em declínio há mais de um ano, mas não especificaram a causa da morte.

A ideia para a canção nasceu de um passeio do compositor com a família para uma praia perto de sua casa em Long Island, em Nova York, em 1960. Sua filha, com então 2 anos, estava envergonhada de ser vista vestindo um biquíni pela primeira vez e se cobriu com uma toalha antes de entrar na água, como conta um trecho da letra em inglês:

“It was an itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini (Era um biquíninho de bolinhas amarelas) / That she wore for the first time today (que ela usou pela primeira vez hoje) / An itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini (Um biquíninho com bolinhas amarelas) / So in the locker, she wanted to stay (Então, no vestiário, ela queria ficar)”.


A música inédita foi gravada por Brian Hyland , de 16 anos, e passou 13 semanas no Top 40 da revista Billboard, e chegou a atingir o primeiro lugar no Billboad Hot 100. Desde então, “Itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini” se tornou um clássico pop, aparecendo em filmes e comerciais de TV ao longo das décadas.

No Brasil, “Biquíni de bolinha amarelinha” entrou ainda para a trilha sonora da novela “Estúpido cupido” e foi regravada pela banda Blitz em seu primeiro disco, que detonou a onda do rock brasileiro dos anos 80.

Nascido Joseph Paul Florio, Vance escreveu, ao lado de Lee Pockriss este e outros sucessos da música pop americana da época, como “Catch a falling star” (1958), single vencedor do Grammy para o cantor Perry Como. Ao todo, o compositor foi creditado em mais de 300 músicas. Entre os intérpretes de suas canções, estão Frank Sinatra, Shirley Bassey, Julie London e Robert Goulet.

Fonte: IG GENTE

Mais Notícias de Entretenimento

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE

canal no youtube