Príncipe William e Kate Middleton apoiam a Ucrânia em meio a guerra
Príncipe William e Kate Middleton se pronunciaram sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia . O neto da Rainha Elizabeth II e a esposa fizeram algo incomum para a família real britânica, que não normalmente não se posiciona sobre política e conflitos internacionais, e manifestaram apoio à Ucrânia.
“Em outubro de 2020, tivemos o privilégio de encontrar o presidente Zelensky e a primeira dama para conhecer a esperança e otimismo deles para o futuro da Ucrânia. Hoje, nós apoiamos o presidente e todo o povo ucraniano que luta bravamente pelo futuro deles”, diz uma publicação feita na conta oficial do casal no Twitter.
Geralmente a coroa britânica não se manifesta sobre guerras, muito menos declara apoio publicamente a um dos lados envolvidos. A própria rainha não fez nenhum pronunciamento sobre o assunto até o momento. Entretanto, William e Kate não são os primeiros membros da família a tomar uma posição.
Harry e Meghan Markle, que abdicaram dos títulos da família real, já haviam manifestado apoio à Ucrânia. No site da fundação deles, o casal disse estar do lado do povo ucraniano e que a Rússia está cometendo uma “violação do direito internacional e humanitário”.
In October 2020 we had the privilege to meet President Zelenskyy and the First Lady to learn of their hope and optimism for Ukraine’s future. Today we stand with the President and all of Ukraine’s people as they bravely fight for that future 🇺🇦 W & C
— The Duke and Duchess of Cambridge (@KensingtonRoyal) February 26, 2022