Supervisora diz que roteiro do filme não previa disparo de Alec Baldwin
A supervisora de roteiro de “Rust” revelou que não estava previsto que uma arma fosse disparada durante a cena que Alec Baldwin ensaiava quando matou, acidentalmente, a diretora Halyna Hutchins e feriu o diretor Joel Souza no mês passado . Mamie Mitchell deu entrada em um processo contra o ator e a produção do filme nesta quarta-feira no Tribunal Superior de Los Angeles, nos Estados Unidos. Ela o acusa de agressão e inflição intencional de angústia emocional e pede uma indenização de valor não especificado. “Eu revivo o tiroteio e o som da explosão da arma repetidamente”, lamentou Mamie em entrevista coletiva.
A integrante da equipe foi a primeira pessoa a fazer uma ligação para os serviços de emergência logo após o incidente. Ela conta que estava “na linha de fogo”, a menos de um metro de Halyna no momento que ela foi baleada. “Fiquei pasma. Eu ouvi alguém gemendo e me virei. Meu diretor estava caindo para trás e segurando a parte superior do corpo. Em seguida eu me virei na direção de Alec e vi Halyna caindo para a esquerda”, contou.
Leia Também
No processo, consta que “todos os protocolos de segurança projetados para garantir que as armas de fogo seriam usadas com segurança foram ignorados e as ações tomadas foram contrárias a todas as normas da indústria”. O documento ressalta que Baldwin “engatilhou e disparou a arma carregada, embora a próxima cena a ser filmada não exigisse o engatilhamento e o disparo”. “Baldwin escolheu jogar Roleta Russa quando disparou uma arma sem verificar e sem que o armeiro estivesse no local”, alegou a advogada da supervisora, Gloria Allred.
Esta ação legal é a segunda contra o ator. Serge Svetnoy, o eletricista-chefe de “Rust”, recentemente abriu um processo em Los Angeles que alegou negligência por parte dos produtores do filme — incluindo Baldwin — na morte de Halyna. Ele diz que segurava a cineasta nos braços quando ela morreu. O caso ainda é investigado pelo Gabinete do Xerife do Condado de Santa Fé. Nenhuma acusação criminal foi divulgada ainda. Os agentes apreenderam mais de 500 cartuchos de munição do set de “Rust”.