Grêmio enfrenta o Juventude na Copa do Brasil e revive confrontos passados
Entre a década de 90 e o início dos anos 2000, o Juventude era a terceira força do futebol gaúcho. Presença constante na primeira divisão, ganhou o Campeonato Gaúcho de 98 e a Copa do Brasil de 99, ambos com vitórias sobre o Inter em final e semifinal, respectivamente.
Contra o Tricolor, no entanto, o Papo não teve o mesmo sucesso. Perdeu os títulos gaúchos de 96, também após bater o Inter, e de 2001, em finais com o Grêmio. Ainda foi eliminado no Brasileirão de 2002, nas quartas de final, após ficar na frente na fase classificatória .
Artilheiro da Série B e destaque do Juventude neste segundo semestre de 2020, o atacante Breno é a esperança de gols na Arena. Para mudar a escrita de quedas para o Tricolor, ele ressalta a importância de a equipe não mudar a característica que levou-a à quarta posição na segunda divisão.
A gente precisa jogar. Não deixar de ter posse de bola, jogadas que temos feito. É um jogo difícil, mas temos que ter confiança e colocar a bola no chão. Temos totais condições de surpreender o Grêmio — destacou Breno.
Vejo como uma vantagem por já ter jogado contra e conhecer um pouco o adversário. Pegar um time da mesma região e não ter que fazer viagem, que seria desgastante. O Grêmio está em três competições. Pode ter certeza que vamos estar muito preparados para esse inicio de mata-mata na Copa do Brasil — comentou Lucas Silva.
Histórico favorável ao Tricolor
A superioridade em mata-mata fica evidente para o lado azul. São 13 mata-matas envolvendo Grêmio e Juventude, com 10 triunfos do Tricolor e apenas três dos alviverdes. O mais recente ocorreu no ano passado, justamente nas oitavas da Copa do Brasil, com empate em 0 a 0 no Jaconi e vitória gremista por 3 a 0 na Arena
O último sucesso do Juventude ocorreu no Gauchão, em 2016. Na semifinal, o time de Caxias do Sul venceu por 2 a 0 no Jaconi, sofreu 3 a 1 na Arena, mas se classificou para a decisão. Perderia a taça para o Inter.
Aliás, no novo estádio, o Grêmio ainda não perdeu para o Juventude. A última derrota ocorreu em 2008, ainda no Olímpico, nas quartas de final do estadual.
Grêmio e Juventude começam as oitavas de final da Copa do Brasil nesta quinta, às 21h30, na Arena. O segundo jogo está marcado para a próxima quinta, no Alfredo Jaconi, em mesmo horário.
GRÊMIO X JUVENTUDE – COPA DO BRASIL – OITAVAS DE FINAL (IDA)
- Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
- Data e horário: quinta-FEIRA (29/10), às 21h30
- Provável Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Maicon, Lucas Silva, Ferreira (Everton), Isaque e Pepê; Diego Souza.
- Desfalques: Alisson, Matheus Henrique, Leonardo, Paulo Miranda, Jean Pyerre, Robinho e Luiz Fernando
- Provável Juventude: Marcelo Carné; Igor, Genílson, Bareiro e Eltinho; João Paulo, Gustavo Bochecha (Gabriel Bispo), Capixaba, Renato Cajá e Breno; Dalberto.
- Desfalque: Samuel Santos.
- Arbitragem: Anderson Daronco (Fifa-RS), auxiliador por Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP). O árbitro de vídeo Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP).
- Transmissão: Sportv e Premiere transmitem ao vivo, com narração de Luiz Carlos Jr. e comentários de Roger Flores e Paulo Nunes.