O Grêmio realiza uma campanha segura rumo ao acesso à primeira divisão da Série A do Campeonato Brasileiro. Na última sexta-feira (05.08), o time somou mais três pontos na vitória por 2 a 1 sobre o Guarani, em Campinas, São Paulo.
Com 40 pontos, o clube gaúcho é terceiro colocado e está a 7 do Londrina, que ocupa a quinta posição. Mas quantos pontos faltam para que o Tricolor Gaúcho volte à elite do Brasileirão?
Segundo a avaliação do site Infobola, a chance do Tricolor estar na primeira divisão do futebol brasileiro na temporada de 2023 é de 89%. O Bahia que tem a mesma pontuação do Grêmio, mas para efeito de tabela é o vice-líder pelo número de vitórias, tem 79%, o Vasco, terceiro colocado, aparece com 69%, já o líder Cruzeiro ostenta 99% de probabilidade de atingir o acesso.
Para chegar ao cálculo dos pontos necessários para uma equipe subir de divisão, os matemáticos tomam como premissa a média alcançada pelos quatro colocados nas últimas edições da competição. Sendo assim, para garantir uma volta à elite do futebol nacional, o Grêmio precisa somar 64 pontos, ou seja, são necessárias mais 8 vitórias em um universo de 16 jogos.
Para o Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Grêmio tem 85,2% de probabilidades de garantir um lugar na Série A. Segundo os cálculos dos matemáticos do Instituto, nesta temporada o quarto colocado subirá com 62 pontos. Dentro desta previsão o Tricolor Gaúcho precisaria de sete vitórias e um empate. A possibilidade de conquista do título pelo time de Roger Machado é de 8% de acordo com a Universidade.
Fonte: Agência Esporte