5 plantas que se dão bem em lugares com vento para ter na varanda
Nada mais prazeroso do que ter a sua própria floresta em casa , mas a cada dia que passa, os lares estão ficando menores e a única opção é deixar o pequeno jardim na varanda. No entanto, são nesses locais que a ventania está super forte, podendo até mesmo estragar a folhagem de todas as suas plantas .
“Quando estamos escolhendo plantas sempre precisamos nos perguntar sobre as condições do lugar. No caso específico de uma varanda, ela pode ter diferentes níveis de insolação, vento e umidade”, explica o paisagista José Kolya.
Por isso, para mantê-las saudáveis na varanda é preciso renovar o solo com nutrientes, matéria orgânica e areia, geralmente uma vez a cada dezoito meses. Manter regas que permitam haver umidade no solo também é algo importante para que ela cresça com saúde. Além disso, deixar o solo exposto com plantas forrageiras, casca de árvore ou pedras é importante para que a ação do vento não desidrate o solo poroso.
Ademais, além de saber se ela tolera esta condição de vento forte, é preciso descobrir ao longo do ano como regar. “Os fortes ventos e o sol vão desidratando o solo e a planta. Desta maneira precisamos estar sempre atentos aos sinais”, especifica o profissional.
É possível também constatar que o vento, por sua ação física e mecânica pode romper importantes tecidos de sua plantação, além de desidratar o solo. “Devemos sempre lembrar que somos os verdadeiros responsáveis por nossas amigas plantas domésticas e que o exercício de mantê-las saudáveis nos ensina valores e nos dá a verdadeira consciência ambiental”, diz José.
Plantas como palmeiras, dracenas, bromélias, árvores frutíferas e até mesmo cactos toleram bastante o vento. Aquelas cujas folhas são bem durinhas e rústicas também são bastante resistentes a lugares de clima hostil. Além dessas, o paisagista recomendou essas espécies para enfeitar e resistir a ventania da varanda:
1. Norantea brasiliensis
Como a planta é de clima tropical, ela deve ser cultivada a pleno sol, em solo arenoso e enriquecido com bastante matéria orgânica. Ela fica linda para dar uma colorida extra no seu jardim.
2. Yucca gigantea
Você viu?
Ótimas para a varanda, elas devem ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável e irrigado regularmente. Evite o excesso de água , pois provocará facilmente o apodrecimento de suas raízes. Lembre-se que ela precisa de muita iluminação e ventilação.
3. Dracaena marginata
Com tronco fino e folhagem enorme, essa planta deve ser cultivada sob sol pleno ou sombra parcial. Deve ter solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica e com irrigações periódicas.
4. Plumeria rubra
Para dar uma colorida na sua “floresta”, elas devem ser cultivadas a pleno sol, com o solo fértil, leve e bem drenado. Pode ser cultivada isolada ou em grupos, em amplos espaços, preferencialmente na varanda devido ao forte perfume .
5. Clusia fluminensis
Com seu tronco curto, elas devem ser cultivada a pleno sol ou meia sombra em solo fértil. Deve também ter regas periódicas e por ter a folhagem dura, são resistentes aos ventos.
Consultoria: José Kolya, paisagista.