Açaí: mitos e verdades sobre o consumo da fruta para a saúde
O açaí é uma das primeiras opções que vem em mente quando pensamos em uma sobremesa refrescante e saudável, já que é uma fruta extremamente saborosa e fonte de substâncias positivas para o organismo. Apesar disso, é preciso esclarecer alguns mitos e verdades para entender melhor os benefícios desse alimento tão popular e adorado no nosso país.
Nativo da Amazônia, ele é rico em vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio, além de possuir grande poder antioxidante. Estudos apontam que consumir 100 gramas de polpa de açaí duas vezes ao dia estimula a redução de glicemia, insulina e colesterol ruim. Para tirar algumas dúvidas, Jefferson Oliveira Domingos, fundador do Villa Roxa, empresa especializada em açaí e alimentação saudável, explica os mitos e verdades sobre o fruto. Confira!
Mitos e verdades sobre o açaí
Açaí rejuvenesce
Verdade! Além de conter uma alta dose de antioxidantes, o fruto é capaz de retardar o envelhecimento . Pesquisas indicam que o açaí é 33 vezes mais eficaz do que o vinho tinto ou a manga nesse sentido. Para completar, ele também possui a capacidade de combater células cancerígenas.
É muito calórico e engorda
Mito! A polpa em si não impacta no peso (100 gramas de açaí têm apenas 60 calorias). Ou seja, é um produto de baixo teor calórico. Na verdade, o que pode engordar é o xarope de guaraná que é acrescentado ao fruto para que fique mais doce. Esse tipo de consumo é maior no Sudeste, onde as pessoas costumam também adicionar frutas, paçoca, leite condensado, leite em pó e outros acompanhamentos.
Ajuda no controle do diabetes e colesterol
Verdade! O diabetes mellitus tipo 2 pode ser controlado e prevenido com a ajuda da fruta, pois ela é rica em lipídios e fibras e pobre em carboidratos. Outra vantagem é o baixo índice glicêmico, que evita os picos de glicemia. Também contém propriedades hipocolesterolêmicas, que atuam na redução do colesterol e melhoram o equilíbrio entre colesterol bom (HDL) e ruim (LDL).
Poderosa fonte de ferro
Mito! Apesar de seus pontos positivos, a quantidade de ferro encontrada em 100 gramas do fruto é somente 1,5 mg. Essa é uma concentração baixa se comparada a outros alimentos como o feijão, que possui quase 6 mg em uma xícara.
Boa opção para antes da atividade física
Verdade! Por conter diversas vitaminas e minerais, o alimento garante uma dose extra de energia durante o exercício. Por outro lado, é bom se lembrar de não exagerar nas porções e consumi-lo sem o xarope de guaraná. Caso queira incrementar a refeição, uma ótima dica é bater a polpa com uma banana e adoçar com mel .
Pode transmitir Doença de Chagas
Verdade! A má higienização do fruto após a colheita pode fazer com que transporte ovos de barbeiro – inseto que transmite a doença. Por isso, é essencial confiar na procedência do produto comprado.
Para evitar que isso aconteça, ele deve ser colocado de molho em uma composição que retira todas as impurezas. Depois, passar por três tanques de lavagem para que seja feita a despolpa. Feito isso, deverá ser congelado a uma temperatura de 45° negativos. Essa fase só pode ser realizada após o processo de limpeza e higienização, eliminando o risco de transmissão da doença.
Leia bem o rótulo e dê sempre preferência para o açaí pasteurizado !
Consultoria: Jefferson Oliveira Domingos, fundador do Villa Roxa | Texto: Gabriel Gameiro/colaborador/ SportLife | Edição: Giovane Rocha, Milena Garcia e Renata Rocha