Autossabotagem: 10 mecanismos que fazem você puxar seu próprio tapete
Quem nunca se viu diante de algo que deseja muito conquistar para sua vida, como uma transformação na carreira, a construção de uma família ou atingir um nível de bem-estar físico, por exemplo e, mesmo sabendo exatamente o que deveria fazer para chegar lá, não conseguia executar.
Pois saiba que você não é “especial” por isso. Todo mundo, vez ou outra, acabará se vendo em uma situação dessas. Mas, por que isso acontece?
JÁ CONFERIU O HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU? VEJA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!
Em seu livro Inteligência Positiva, Shirzad Chamine, presidente da Coaches Training Institute – maior organização de formação em coaching do mundo -, apresenta a ideia de que a mente humana trabalha a partir de padrões que possuem expressões próprias, baseadas em conceitos pré-moldados. São automáticos e atuam como obstáculos na realização do que a pessoa entende como sendo o melhor. São os sabotadores.
De acordo com o autor, trata-se de um fenômeno universal e a questão não é se você está sob a influência dos sabotadores e sim quais deles estão em evidência e o quanto estão dominando a sua mente em determinada situação.
Grandes vilões?
Os sabotadores não são mecanismos que existem unicamente para prejudicar o ser humano. Na realidade, são muito úteis e importantes quando se pensa na sobrevivência da espécie, principalmente no período da infância até o início da vida adulta.
Chamine explica que eles atuam no sentido de proteger a pessoa de potenciais ameaças físicas e emocionais, sejam elas reais ou imaginárias, e se desenvolvem por meio da observação do ambiente e da necessidade de se ajustar a ele para evitar sofrimento.
A questão é que, com a maturidade, esses mecanismos, baseados em crença e suposições, não são mais necessários da maneira como se apresentam. Entretanto, já estão tão arraigados na mente que determinam a maneira como a pessoa vê o mundo, interpreta as situações e reage a elas.
Os 10 mecanismos que fazem você puxar seu próprio tapete
A seguir, uma descrição de cada um dos sabotadores que irá te auxiliar na identificação desses padrões em seus pensamentos e atitudes do dia-a-dia:
1 – Crítico
Considerado o principal sabotador, pois sempre está presente, é aquele que encontra excessivos defeitos em si mesmo, nos outros e nas situações. Provoca o sentimento de culpa, decepção, vergonha, ansiedade e raiva.
2 – Insistente
Exige perfeccionismo, ordem e organização em um nível acima do excelente. Acredita que a perfeição está vinculada a seu controle. Desencadeia a sensação de frustração e decepção consigo mesmo e com os outros.
3 – Prestativo
Busca aceitação e afeição por meio da ajuda em atividades dos outros, deixando suas próprias necessidades de lado. Não consegue expressar o que deseja. Tem dificuldade em dizer não, sente-se frustrado e que não é valorizado.
4 – Hiper-realizador
Entende que só é digno de respeito se tiver feitos e alto desempenho a todo momento. Supervaloriza o trabalho, deixando de lado necessidades emocionais e relacionamentos. Sentimento de vazio e culpa vêm quando acha que não está produzindo.
Leia Também
5 – Vítima
Dramático, se coloca como mártir para receber atenção e carinho das pessoas. Possui tendência de desistir e prolongar sentimentos negativos. A sensação de fadiga é constante. Predominam os sentimentos de solidão, inveja e melancolia.
6 – Hiper-racional
Foco exagerado na mente analítica, vê seu valor vinculado à capacidade de processamento intelectual. Entende sentimentos como irrelevantes e as relações são superficiais. Caracteriza-se por frustração, ansiedade e arrogância.
7 – Hipervigilante
Alerta constante e preocupação extrema com algo ruim que pode acontecer. Acredita que nunca pode descansar e acaba esgotando a própria vitalidade e também a de quem está ao redor. Desconfiança e ansiedade são intensas e contínuas em sua rotina.
8 – Inquieto
Pensa que a próxima atividade será mais interessante do que o compromisso atual. Sente medo de talvez estar perdendo algo mais animador. Características como impaciência, distração, pouca realização e sentimento de insatisfação estão sempre presentes.
9 – Controlador
Quer ter o poder de conduzir tudo e todos do seu jeito. É competitivo, impaciente e intimidador. A necessidade de comandar, dirigir e controlar podem estar encobrindo o medo de ser magoado, traído ou rejeitado. Vive em constante ansiedade.
10 – Esquivo
Faz de tudo para não ter que lidar com atividades e situações desafiadoras. Procrastina ao máximo a execução do que é desagradável. Os outros sentem que não é confiável, pois percebem a tendência à omissão. Acaba ansioso e vivendo na superficialidade.
Quem nunca?
Conseguiu identificar a presença dos sabotadores em seu modo de pensar ou agir? Saiba que percebê-los já é um grande passo para não ficar tão refém deles. Isso é autoconhecimento.
O acompanhamento de um terapeuta pode auxiliar nesse processo de se conhecer, identificar o momento em que os sabotadores vêm à tona e no estabelecimento de mecanismos internos para lidar com eles e evitar que atrapalhem a realização de seus sonhos.
Texto: Bia Albuquerque ( @biaaterapeuta ), humanoterapeuta, psicanalista espiritualista, facilitadora do Círculo da Vida e ledora de baralho terapêutico
LEIA TAMBÉM: