Search
Close this search box.

Conheça os principais desafios enfrentados pelas empreendedoras femininas no Brasil

Compartilhe

Conheça os principais desafios enfrentados pelas empreendedoras femininas no Brasil


source

João Bidu

Conheça os principais desafios enfrentados pelas empreendedoras femininas no Brasil
Leonardo Ferreira

Conheça os principais desafios enfrentados pelas empreendedoras femininas no Brasil

De acordo com a última pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o número de novas empreendedoras no Brasil saltou de 38% para 45% em dois anos. Esse relatório destaca a imersão das mulheres brasileiras na condução e protagonismo dos seus próprios negócios com o objetivo de construir outros meios de renda.

Segundo um estudo feito com 49 países pelo programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil possui a 7° maior proporção de mulheres entre empreendedores iniciais. São 9,3 milhões de mulheres à frente de uma empresa no país, representando 34% de todos os donos de negócios.

Outro dado revelado pela pesquisa mostra que as mulheres empreendedoras são mais jovens do que os homens, além de possuírem um nível de escolaridade 16% superior que a deles. Porém, elas continuam ganhando 22% menos que os empresários masculinos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNADC), do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Impactos sociais

Outros elementos revelados pela apuração mostram que de 2/3 mulheres não possuem o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que impacta diretamente no baixo índice de sócios. Somente 19% dos empreendimentos feitos por mulheres obtêm membros estratégicos em suas empresas.

As mulheres são responsáveis por serem 48% de todos os MEI (Microempreendedor Individual) do Brasil, e mais da metade delas trabalham em suas próprias casas, representando 55%. As atividades que se destacam entre elas são: beleza, moda e alimentação. Áreas com participação feminina em empresas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática ainda são muito baixas.

A liderança feminina no mercado e nos negócios impacta positivamente a economia de um país. Além de alavancar o empoderamento feminino, faz com que os ambientes de trabalho tenham mais diversidades e diferentes pontos de vista. O empreendedorismo feminino precisa ter apoio de todas as instituições públicas, pois possuem maiores dificuldades em se manter e prosperar.

Você viu?

Fonte: SEBRAE

LEIA TAMBÉM:

Confira a personalidade marcante da mulher de cada signo

A mulher que sou

Veja como cada mulher manifesta seu amor

Fonte: IG Mulher

Mais Notícias em Mulher

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE