Dia das Mães: prepare você mesma um day spa

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Dia das Mães: prepare você mesma um day spa


source


spa
Getty Images

spa


Ter um momento para relaxar e repor as energias nunca foi tão necessário como neste momento de pandemia. Com uma rotina agitada, a correria do dia a dia, as tarefas diárias, o trabalho presencial ou remoto, além da necessidade de muita das vezes ter que conciliar tudo isso e o cuidado com os filhos pequenos, só evidencia o quanto as mães têm precisado de um momento só delas para descansar.

Pensando nisso, por que não criar Day Spa nesse Dia das Mães? Com dicas simples e gastando pouco, essa pode ser uma boa alternativa para presentear, de um jeito diferente e tornar essa data ainda mais especial.


Priscila Gabriela Sampietri, docente da área de saúde e bem-estar do Senac São Paulo, separou algumas dicas de como alcançar todas as sensações e experiências vivenciadas em um spa sem sair de casa.

É hora de preparar o ambiente!

Para criar um ambiente propício para momentos de conexão e relaxamento é preciso contar com todos os estímulos que possam induzir a sensações de tranquilidade e harmonia. Confira o passo a passo:

1 – Separe um cantinho da casa onde não seja agitado ou movimentado.

2 – Deixe esse ambiente à meia luz. A alta luminosidade interfere no hormônio do sono, a melatonina. Então opte por usar luminárias com lâmpadas quentes – amarelas, nunca as brancas de led. Usar lenços sobre luminárias muito fortes ou luz de velas também pode criar um ambiente muito especial. Nunca deixe a luz interferir diretamente no rosto de quem está recebendo esse cuidado. Se for preparar esse momento durante o dia, opte por um ambiente com cortinas.

3 – Use e abuse de óleos essenciais. Óleos essenciais são ricos em substâncias fitoquímicas, naturais, capazes de criar estímulos sensoriais em todo sistema nervoso e endócrino. Lavanda, Olíbano e Cedro são ótimas opções de essências relaxantes para serem usadas em aromatizadores de tomada.

4 – Coloque uma música relaxante. Sons da natureza, mantras e músicas suaves são as mais indicadas para estimular o cérebro a uma frequência mais tranquila. Hoje em dia, diversas plataformas contam com uma ampla variedade de músicas que transmitem a sensação de estar em um spa à beira-mar ou no alto das montanhas.

5 – Separe todos os produtos que serão utilizados no seu momento terapêutico, vista-se para esse cuidado e deixe tudo no jeito para a pessoa que receberá o tratamento tome um bom banho quente quando acabar. O ambiente pode ter cristais, flores e plantas. Tudo para deixar o espaço mais harmonioso.

Observando todos esses pontos é possível criar um cantinho essencial em sua casa, para momentos de autocuidado, meditação, leitura ou descanso. Uma dica, não use incenso para aromatizar o ambiente. Muitas pessoas são sensíveis ao cheiro, que não manifesta nenhuma ação terapêutica.

Escalda pés

Essa é uma técnica milenar de fácil aplicação e muito benéfica para saúde, que melhora a qualidade do sono, a circulação e as dores de coluna. Você vai precisar de:

  • Bacia ou balde
  • Água quente e fria
  • Sal grosso
  • Ervas e óleos essenciais* são opcionais.

Mas, atenção: os óleos essenciais nunca devem ser utilizados diretamente na pele, eles sempre devem ser diluídos em um óleo vegetal ou creme base.

Você viu?

Modo de preparo:

Ferva a água e adicione na bacia com um pouco de água fria, até cobrir os tornozelos. A temperatura deve ser suportável, mas quente. Dependendo do ambiente e dia ela pode cair muito rápido, por isso, vale sempre ter água quente por perto para acrescentar ao escalda pés e estimular mais calor. Adicione um punhado de sal grosso. Você pode colocar ervas aromáticas e oualgumas gotinhas de óleo essencial.

Fazer o preparo de um chá, usando sachês, é muito benéfico para ser usado na água do escalda pés. Chá de camomila é uma ótima opção tanto para o escalda pés, como para reduzir o inchaço dos olhos e, até mesmo, clarear manchas na pele.

O ideal é deixar o pé na imersão por 10 a 15 minutos, finalizando com uma massagem ou hidratação. Meias quentes e descanso. Um ponto importante, após os escalda pés não é aconselhado contato com o frio. Andar descalço, nem pensar!

Pessoas com hipertensão e patologias vasculares, deve fazer o escalda pés com água morna. Nesses casos o calor não é indicado.


Hidratação dos pés

Usar o óleo de coco, o mesmo utilizado em receitas culinárias, é extremamente benéfico para promover uma boa hidratação nos pés das mamães. Espalhe o óleo de coco pelos pés, envolvendo-os e fazendo movimentos firmes de deslizamento por toda planta, dorso e dedos, com os polegares e toda mão.

Massagear o hálux (famoso dedão do pé), estimula o relaxamento mental, por meio da massagem você também irá estimular outros pontos terapêuticos de correspondência orgânica. Não é preciso ser um expert em massagem, basta ter boa vontade, carinho e atenção no toque. Explorar movimentos que sejam agradáveis para quem está recebendo e se certificar sempre que o toque está sendo suave, nunca incomodo ou agressivo.

Máscara de hidratação revigorante

Hoje temos à disposição inúmeras argilas de todas as cores de minerais concentrados. A argiloterapia, também conhecida como geoterapia, pode ser um procedimento muito simples e revigorante. Basta misturar o pó de argila em um pouco de água morna e criar uma pasta cremosa, que pode ser aplicada sob a face, depois de limpa, ou em diferentes áreas do corpo.

A argila tem efeitos de mineralização que revitalizam a pele, e também cuidam do organismo, a força da natureza a nossa disposição. No rosto, a aplicação da máscara de argila deve ser feita com cuidado, sem contato com os olhos, deixar agir de 10 a 15 minutos, e a remoção precisa ser feita com gases umedecidas em água morna. Nunca deixe a argila secar a ponto de descascar. Após a remoção, pode ser aplicado um creme facial ou protetor solar em movimentos suaves, ascendentes e estimulantes.

Todos esses cuidados farão sua mãe se sentir em um spa sem sair de casa, além de fazê-la perceber todo o cuidado e carinho que tem por ela.

Fonte: IG Mulher

Mais Notícias em Mulher

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
  • Facebbok
  • Twiter
  • Youtube
Área de comentários
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

canal no youtube

Mais recentes