Dois filhos e um cômodo: como dividir o quarto para as crianças
Respeitar o espaço de crescimento, desenvolvimento e privacidade dos filhos é muito importante para a individualidade dessas crianças. Mas o que fazer quando não há espaço em casa para um quarto para cada criança? A opção que fica é dividir o mesmo cômodo para os filhos. Quando a idade das crianças não têm muita diferença, redecorar e organizar o ambiente fica mais fácil, mas quando se fala em dividir um cômodo entre um adolescente e uma criança, a tarefa é mais complicada.
A decoradora Adriana Chiuso Branco explica que respeitar o espaço de cada um é importante. “Em meus projetos, realizamos um briefing com os irmãos para respeitar ao máximo o espaço do outro e não afetar o espaço já existente do irmão(ã) mais velho(a), para ambos terem uma ótima convivência”, conta.
Branco diz que, caso os pais e os filhos queiram uma divisão mais aparente, é possível usar cortinas do tipo painel e alguns outros materiais. “Utilizamos vários itens em nossos projetos para essa divisão, adesivos, papéis de parede, estantes, cobogós, cortina rolo e painel”. Usar objetos para dividir o quarto também é uma opção, como cômodas, guarda-roupas ou outros móveis. Assim, cada um fica com uma parte do cômodo exclusivamente para ele.
“Dá para colocar divisórias vazadas, que tragam um pouquinho mais de privacidade para cada um deles”, diz a arquiteta Cristiane Schiavoni. Ela ressalta que tudo depende do projeto e do tamanho do quarto. Em quartos onde o espaço é apertado, beliches centralizadas no ambiente e com saídas em lados diferentes das camas também podem ser uma ideia interessante.
Na decoração das paredes e estilo dos móveis, as cores também servem como divisória para os lados do quarto. “Tons claros acalmam. Quando as crianças têm o mesmo gosto, fica mais fácil trabalhar com a palheta de cores. Se são diferentes, trabalhamos com as palhetas de verde, amarelo, marrom, até o cinza”, diz Branco.
Schiavoni também dá a dica de encontrar pontos em comum entre os gostos dos filhos. “Não quer dizer que tudo vá ser neutro. A gente consegue, sim, trazer a identidade de cada um deles, inserindo objetos decorativos, personagens…”, enumera.
Equilibrar o ambiente é o ideal para atender às necessidades de cada filho. Projetos com móveis planejados deixam a criança entretida e o respeito ao espaço do outro vem naturalmente, como diz Branco. “É necessário criar um ambiente para ambos e deixar claro que cada um tem o seu local e respeitar isso”, ensina.