É cringe ou não é?
As gerações não representam cada indivíduo, mas refletem o pensamento e a atitude da maioria. E o futuro não necessariamente é melhor do que o passado. Claro que as pessoas mudam com a influência de novos tempos e precisam se atualizar em diversos aspectos. Mas a verdade é que cada geração traz contribuições diferentes à humanidade. E isso pode ser entendido também em termos astrológicos.
Há três planetas que influenciam diretamente nesse processo, pois eles permanecem em um mesmo signo pelo longo período que se estende de 7 a 30 anos. Para ter uma ideia, a Lua, que influencia nossas emoções, fica em torno de dois dias em cada signo. Portanto, os chamados planetas transcendentais impactam gerações, o coletivo, e não os indivíduos.
O primeiro deles é Urano, que simboliza a rebeldia, a revolução e as rupturas bruscas. É o planeta que faz a gente jogar tudo para o alto e diz respeito à liberdade e a busca por novos valores.
Já o segundo é Netuno, que representa o impulso espiritual, a capacidade criativa, o despertar da intuição e a manifestação artística. Ele também influi sobre o escapismo, as drogas, o mundo das ilusões e dos sonhos.
Por fim, o último planeta geracional é Plutão, que simboliza transformações profundas, o poder regenerador, a capacidade de cura e a força de vontade. Em desarmonia ele promove comportamentos destrutivos, desejos obsessivos, ambição desmedida e necessidade de dominação.
Mas afinal, o que sua geração astrológica diz sobre você?
Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1964)
Os baby boomers contam com os seguintes aspectos astrais:
Urano no signo de Gêmeos: geração marcada por novas formas de comunicação e aprendizado (advento da TV). A família passa a se reunir na sala para assistir à televisão. Estimula o raciocínio lógico e o fluxo de ideias.
Netuno no signo de Libra: traz a diplomacia entre as pessoas e extremo senso de paz e justiça no mundo. Busca pelos ideais de reconstrução (criação da ONU e o plano Marshall).
Plutão no signo de Leão: traz grande poder e transformações em questões de autoridade, imagem, líderes e reinados. Período em que temas como políticas autoritárias, o fascínio pelo poder, os líderes carismáticos e os domínios ditatoriais ganham poder e relevância.
As principais características dos indivíduos da geração Baby Boomer são:
- Valoriza o trabalho duro e a rotina
- Busca por cargos de chefia e alta liderança
- Tem dificuldade em lidar com aparelhos eletrônicos
- Procura por estabilidade financeira
- Preza pelo casamento duradouro
- Tem foco em objetivos de longo prazo e plano de carreira
- É avesso a mudanças
- Possui otimismo em relação ao futuro
- Tem comprometimento com a empresa onde trabalha
- Respeita a hierarquia
Geração X (nascidos entre 1965 e 1980)
Na geração X, os astros apresentavam-se assim:
Urano no signo de Libra : uma geração marcada pela busca de novas formas de se relacionar. Apresenta uma necessidade de desenvolver as relações humanas e a procura por uma realidade mais justa para todos. Os relacionamentos são menos tradicionais e há a vontade de viver novas experiências (movimento hippie).
Netuno no signo de Escorpião : promove a liberação sexual, o amor livre dos hippies, a experiência com drogas como válvula de escape, o surgimento de diversos cultos religiosos e o misticismo. Momento de olhar para dentro e se transformar.
Plutão no signo de Virgem : traz a busca pela autossuficiência. Pessoas que não precisam de muita ajuda para superar os desafios da vida, especialmente no ambiente mais formal de trabalho. Há mudanças importantes no campo das carreiras e de prestação de serviços. Ocorre também o aprimoramento no setor agrícola e a ênfase na saúde.
As principais características dos indivíduos da geração X são:
- Busca da individualidade sem a perda da convivência em grupo
- Engaja-se em movimentos sociais
- Ruptura com as gerações anteriores e tradicionalismo
- Procura por seus direitos e ideais
- Valoriza o estudo e diplomas para ascensão social
- Investiga sua identidade e valores existenciais
- Luta pela paz e liberdade
- Aprecia a arte e suas manifestações
- Tem espírito jovem e desbravador
- Busca pela liberdade sexual
- Procura a conexão com a espiritualidade
Geração Y ou Millennials (nascidos entre 1981 e 1996)
Você viu?
A geração Z nasceu sob o seguinte céu:
Urano no signo de Escorpião: geração movida pela quebra de tradições e paradigmas. Pessoas que lidam bem com mudanças e possuem uma personalidade moldada com ideias próprias. Falam sobre assuntos tabus, como morte e sexo.
Netuno no signo de Sagitário : traz o sonho de um mundo melhor. O conhecimento é baseado em especializações e filosofia. Há uma maior necessidade de evolução mental e espiritual. Valoriza-se mais o turismo e surge o conceito de globalização.
Plutão no signo de Libra : busca por novas formas de amor e relacionamento. O casamento é visto com maior equilíbrio nas relações. Renovação na estrutura política e social. Quebra de convenções e paradigmas. Luta por justiça e igualdade para todos.
As principais características dos indivíduos dos millennials são:
- Possui domínio da tecnologia
- Procura informação fácil e imediata
- Prefere computadores a livros
- Tem alto poder criativo
- Realiza várias coisas ao mesmo tempo
- Digita ao invés de escrever.
- Visão periférica da vida
- Compartilha tudo nas redes sociais
- Está sempre em busca de novas tecnologias.
- É a geração “selfie”
- Busca de crescimento profissional rápido
- Não gosta de receber ordens
Geração Z (nascidos entre 1997 e 2009)
Os nascidos na geração Z contam com os seguintes aspectos astrais:
Urano no signo de Aquário: geração que anseia por novas formas de interação social. Traz originalidade, criatividade e traços de rebeldia. Pessoas que valorizam o senso de fraternidade, o desapego e querem uma sociedade mais justa e sem preconceitos.
Netuno no signo de Capricórnio : busca pela espiritualidade de uma forma mais cética e pragmática. São pessoas que precisam viver a conexão com o divino na prática. Tendência a questionar estruturas familiares e padrões. Querem impor a sua própria ordem e idealizam o futuro.
Plutão no signo de Sagitário : promove a pluralidade e respeito por novos pontos de vista. Há transformações de questões éticas e filosóficas. Pessoas que detestam o tédio, a educação formal. Querem colocar em prática o que foi aprendido em gerações anteriores para o bem coletivo.
As principais características dos indivíduos da geração Z são:
- É a tribo dos nativos digitais
- Valoriza a cultura pop e as redes sociais
- Preocupa-se com a natureza
- Engaja-se com o movimento de sustentabilidade do planeta
- Gosta do trabalho em grupo e da coletividade
- Tem responsabilidade social
- Aprecia a expressão do afeto
- Está conectado à internet em tempo integral
- Vive na individuação de comunicação (celulares particulares)
- Tem agilidade para aprender
- Busca pelo respeito à diversidade
- É contra todo tipo de preconceito
- É mais conservador que a geração anterior
- Possui fluidez de identidade
Cringe nada!
Como visto, cada geração propicia o desenvolvimento de áreas importantes de nossas vidas. Não devemos subestimar ou negligenciar o que as gerações anteriores fizeram. “Cringe” é não entender a importância de cada uma delas na vida presente.
No fim das contas, por mais que se busque o rompimento com a geração passada, por meio de novas tendências de comportamento e tecnologia, fica a pergunta: será que lá no fundo ainda não somos os mesmos e vivemos como nossos pais?
Instagram @driccarhiel
LEIA TAMBÉM: