Editora questiona menstruação entre príncipes e princesas da Disney
Editora Chirimbote, da Argentina, questiona menstruação entre príncipes e princesas da Disney. O texto postado nas redes sociais é da autoria de Mag Rohatsch e Ornela Flora, acompanha ilustrações dos príncipes Aladdin, Felipe (Bela Adormecida) e Flynn (Enrolados) de Ornela e Clara Lang. O editorial é conhecido pela publicação de livro para crianças pensando em uma infância livre, com foco em gênero, diversidade e direitos humanos. A publicação questiona se “nenhum príncipe menstrua?”
Usando as princesas e os príncipes da Disney, o texto começa falando que mais da metade da população menstrua, menstruou ou vai menstruar, mas que durante séculos foram obrigadas a manter escondido, como se o silêncio sobre o tema fosse a coisa mais normal do mundo.
“Acompanhamos Monica, Rachel e Phoebe por dez anos e nunca as ouvimos falar sobre seus ciclos menstruais. Compartilhamos mil histórias com as garotas Gilmore e nenhuma delas comprou um absorvente interno. E quando Brandon Teena – o protagonista trans de Meninos não choram – escondeu seus absorventes debaixo do colchão, ele o fez como parte das mil violências diárias que teve que enfrentar. Porque se as meninas não menstruam, os meninos definitivamente não podem.”
As autoras falam que querem construir com e para as crianças “um mundo mais livre, mais justo e mais acolhedor. Um mundo em que as pessoas com útero possam menstruar enquanto cantam para nós; um mundo onde o ciclo menstrual não é sinônimo de mulher ou maternidade. Tudo bem ser homem e menstruar, tudo bem ser mulher e não menstruar, tudo bem menstruar e comemorar, tudo bem não sentir vontade de menstruar. Tudo bem a Bela Adormecida menstruar e continuar linda, tudo bem Aladdin menstruar e continuar mágico.”