Energia elétrica: 4 dicas para evitar o desperdício durante o inverno

Compartilhe

Energia elétrica: 4 dicas para evitar o desperdício durante o inverno
Redação EdiCase

Energia elétrica: 4 dicas para evitar o desperdício durante o inverno

Confira como medidas simples podem fazer a diferença no consumo de energia

Por Caroline Baptista 

Com a chegada do inverno, a água aquecida se torna fundamental contra as baixas temperaturas. Sobretudo nesta época do ano, o chuveiro elétrico se torna um item essencial para um dos momentos mais relaxantes do dia: o banho. Assim, o consumo de energia aumenta durante os dias frios e as contas ficam mais caras. Mas, algumas medidas simples podem ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica. Por isso, o engenheiro Edson Suguino cita 4 dicas para evitar o desperdício de energia durante o inverno. Confira!

> 4 dicas para usar itens com valor afetivo na decoração

1. Fique de olho nos horários

Uma medida simples é evitar tomar banho no início da manhã ou após às 22h00, quando as temperaturas estão mais baixas, o que exigirá trabalho redobrado da potência do chuveiro. É necessário também evitar os horários de pico de uso, que costumam ser das 17h30 às 20h30. Dessa forma, as companhias de energia elétrica não ficam sobrecarregadas e, consequentemente, não ficam comprometidas com o fornecimento para todas as regiões.

2. Evite ligar tudo ao mesmo tempo

Secador de cabelo, máquina de lavar roupas, torneira elétrica e chuveiro elétrico? Evite! Vários aparelhos funcionando simultaneamente sobrecarregam a rede de energia elétrica.

3. Economize o tempo no chuveiro

Apesar do conforto de um longo banho, o ideal é que não seja ultrapassado o tempo de 8 minutos. Ficar muito tempo embaixo do chuveiro sobrecarrega o aparelho e desperdiça água e energia. É necessário monitorar o tempo do banho das crianças também, uma vez que a distração com brincadeiras promove o desperdício.

4. Controle ao alcance das mãos

O banho com a temperatura desejada do início ao fim é possível com os chuveiros eletrônicos, que oferecem controle ideal da temperatura e, consequentemente, economia. Podem ser encontrados modelos com haste prolongadora ao alcance das mãos, que permitem a escolha gradual e precisa da temperatura de forma rápida e simples.

“Com as temperaturas mais baixas e toda a família em casa , ninguém quer ficar sem o banho quente, afinal, o banho é o aliado perfeito para despertar ou após um longo dia de tarefas. Portanto, ficar atento às dicas simples que garantem a durabilidade dos equipamentos ajuda no consumo consciente de energia elétrica”, explica o engenheiro.

Acompanhe mais dicas na revista ‘Manual do Construtor’

Fonte: IG Mulher

Compartilhe!
Área de comentários

canal no youtube

Mais recentes