Search
Close this search box.

Estresse pode ser danoso para saúde íntima feminina

Compartilhe

Estresse pode piorar casos de infecções íntimas
Divulgação

Estresse pode piorar casos de infecções íntimas

“Nosso organismo é influenciado diretamente pelas emoções, que acabam afetando a imunidade da mulher, deixando-a mais propícia às doenças e infeções vaginais. Embora não seja a causa direta das infeções, o estresse leva ao desequilíbrio do pH vaginal, além de alterações na flora vaginal”, alerta Larissa Cassiano, médica ginecologista e obstetra.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Situações de estresse e de baixa da resistência do organismo, dependendo do impacto, causam alterações do pH vaginal. No caso da vagina, o valor de pH saudável é entre 3,8 a 4,5, ou seja, é ácido – explica Cassiano.

Assim como a ansiedade, o estresse excessivo faz com que aumentem os níveis de cortisol e adrenalina, impedindo as condições ideais para a produção da acidez necessária, levando às alterações tanto na flora quanto no pH vaginal. Com o sistema imunológico deficiente para proteger o organismo, o desequilíbrio da microbiota pode desenvolver infecções como a candidíase.

larissa cassiano
Divulgação

Larissa Cassiano, médica ginecologista e obstetra

“O pH saudável ajuda a vagina a estimular as boas bactérias, que produzem ácido lático para manter o pH  reduzido e ideal. Além disso, controla as bactérias ruins, funcionando basicamente como um sistema de defesa da região íntima, atuando dessa forma como uma barreira de proteção da vagina contra irritações e infecções. Para saber se o pH está alterado, há medidores que fazem essa avaliação. Geralmente, a alteração do pH em si não causa alteração, mas pode favorecer infecções”, diz a médica.

Para preservar a saúde íntima toda mulher dever seguir as seguintes regras:

  • Busque uma dieta saudável para a saúde vaginal
  • Sexo seguro
  • Busque tratamento quando aparecerem as infecções
  • Proteja o pH da vagina
  • Visite o ginecologista regularmente

“O suor e o abafamento, uma higiene inadequada, roupas muito apertadas e o uso de antibióticos, também podem ajudar a desregular o pH vaginal. É preciso ficar atenta, pois se estiver um ambiente muito ácido, existe o risco do desenvolvimento de infecções por fungos, como Candidíase. Já se estiver alcalino, a mulher pode contrair Vaginose, que é uma infecção vaginal, causada por algumas bactérias que podem causar corrimento e irritação, não é considerada uma IST”, explica Cassiano.

Para manter o pH neutro também é preciso atenção para uma alimentação saudável, evitar uso de de duchas vaginais, sabonetes via vaginal, roupas úmidas por um longo período, e evitar alimentos com muito açúcar.

Fonte: IG Mulher

Compartilhe!

PUBLICIDADE