Search
Close this search box.

Morre Freda Wineman, sobrevivente de Auschwitz, aos 98 anos

Compartilhe

Morre Freda Wineman, sobrevivente de Auschwitz, aos 98 anos


source
Freda Wineman em uma palestra no Holocaust Educational Trust
Blake Ezra Photography

Freda Wineman em uma palestra no Holocaust Educational Trust

A sobrevivente do Holocausto Freda Wineman, morreu aos 98 anos no domingo, 2. Ela nasceu em 1923 e durante a Segunda Guerra Mundial, passou pelos campos de concentração de Auschwitz, Bergen-Belsen, Ragun e Theresienstadt. A causa da morte não foi divulgada. 

A francesa foi libertada dos campos de concentração em maio de 1945, já no final da guerra. Durante o Holocausto, Wineman perdeu os pais e um de seus irmãos. Após ser libertada, a francesa se casou e se mudou para o Reino Unido. Ela dedicada a vida a contar suas experiências em escolas e palestras, especialmente da Inglaterra. Em 2018, recebeu a Medalha do Império Britânico por prestar serviços à educação sobre o Holocausto.

Em Auschwitz, Wineman trabalhou cavando trincheiras em frente aos crematórios e separando pertences de judeus mortos, que seriam vendidos para financiar os nazistas. A francesa deixa dois filhos.

No Holocaust Memorial Day de 2021, ela disse ao The Independent: “Quando eu falo em escolas, peço aos alunos que digam a seus amigos e familiares o que ouviram. Eu digo que no futuro, se eles questionarem o que aconteceu, eles devem dizer a eles que ouviram Freda Wineman”. 

Fonte: IG Mulher

Mais Notícias em Mulher

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE