Search
Close this search box.

Natália Toscano, esposa do Zé Neto, descobre nódulo na mama no banho

Compartilhe

A mamografia é capaz de reduzir em 95% as chances de óbito pela doença
Reprodução/Instagram

A mamografia é capaz de reduzir em 95% as chances de óbito pela doença

Há poucas semanas, a influenciadora e esposa do cantor Zé Neto, Natália Toscano, fez uma cirurgia para retirar um pequeno nódulo na mama, descoberto graças a um autoexame feito durante o banho. Natália conta que apesar do susto que sentiu naquele momento, ela decidiu compartilhar a história dela, para alertar outras mulheres sobre a importância do autoexame. 

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

“Primeiramente gostaria muito de destacar a importância do autoconhecimento, do se tocar e se sentir. Descobri o granuloma fazendo o autoexame, senti uma ‘bolinha dura como uma bola de gude’ e isso me incomodou em um primeiro momento e com certeza me assustou. Estamos no Outubro Rosa e achei importante compartilhar esse momento que vivenciei. Alertar e reforçar toda a importância da prevenção e do autoexame”, diz Toscano.

A influenciadora também conta que, apesar de precisar fazer uma cirurgia para retirar o nódulo, todo o procedimento foi algo muito tranquilo, especialmente com o apoio da família dela, em um momento como esse. 


“ Fiz a cirurgia da retirada do granuloma. Sinceramente não estava nos planos passar por uma cirurgia, mas já foi resolvido, Graças a Deus. Recebi todo apoio necessário. Achamos que foi algum ponto que encapsulou de quando fiz a cirurgia do silicone, mas não tem a ver com a prótese em si. Mandamos para a biópsia por rotina”, relembra a influencer. 

Segundo a médica ginecologista e mastologista, Monique Novacek, é de extrema importância a mulher fazer o autoexame todos os meses, para ela conhecer o próprio corpo e conseguir perceber quando algo está errado. Contudo, a profissional também alerta que o autoexame não substitui a mamografia. 

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram!

“O autoexame deve ser realizado uma vez por mês, principalmente depois do período menstrual. Caso a paciente não menstrue, ela vai escolher uma data do mês e fazer todo mês nessa data. Porque assim, a paciente aprende a conhecer a sua mama, conseguindo perceber alguma alteração nela. Por isso o autoexame é muito indicado. No entanto, ele em hipótese alguma substitui a mamografia, porque ela é o único teste comprovado que diminui a mortalidade pelo câncer de mama”, destaca a especialista. 

Monique explica que a mamografia é importante por conseguir rastrear o câncer em seu estágio inicial, ou até mesmo lesões na mama, que podem causar a doença. Diminuindo, drasticamente, as chances de mortalidade devido ao câncer de mama. 

“De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia e pela Sociedade Brasileira de Radiologia, a mamografia deve ser feita anualmente para as pacientes acima de 40 anos, mas caso a paciente tenha um risco aumentado por histórico familiar ou outras questões, o médico pode antecipar esse rastreamento. Só com  a mamografia a gente consegue detectar sinais iniciais do câncer de mama ou até lesões precursoras desse câncer. E quando conseguimos detectar ele em estágio muito inicial, a chance de cura é mais de 95%”,  ressalta a médica.

Fonte: IG Mulher

Compartilhe!

PUBLICIDADE