Pele ressecada no frio: saiba o que usar, o que evitar e truques para se cuidar

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pele ressecada no frio: saiba o que usar, o que evitar e truques para se cuidar


source

Basta as temperaturas abaixarem para vários probleminhas que chegam para atrapalhar a vida da mulherada. Sentimos a pele ressecada, os lábios rachados e por aí vai. 

pele ressecada
Pixabay

durante o inverno, as chances de ter a pele ressecada aumenta


Dermatologista da clínica Dr. André Braz, Luciana de Abreu explica que o ressecamento da pele ocorre no inverno principalmente pelo uso da água muito quente nos banhos. “O que piora a hidratação da pele, pois retira e remove o manto hidro lipídico (camada mais externa que recobre nossa pele e serve de barreira protetora e hidratante pois contem lipídeos, ceramidas e aminoácidos), diz a médica.

Para não sofrer com a pele ressecada e outros males do frio, Luciana e o dermatologista Franklin Verissimo Oliveira respondem 4 dúvidas. 



O que NÃO fazer na rotina de cuidados com a pele no frio?

Por enquanto, é melhor esquecer a esfoliação. O dermatologista Franklin Verissimo Oliveira diz que essa prática pode piorar o ressecamento e deve ser evitada principalmente por pessoas de pele seca e sensível.

Luciana de Abreu completa, dizendo que a esfoliação só é útil em remover as célular mortas e aspereza que possam estar na superfície da pele. “No entanto, sempre vai promover mais ressecamento nesses locais. Ela só deve ser feita quando indicada pelo seu dermatologista e tomando cuidado para não esquecer de fazer a hidratação adequada logo em seguida”, alerta a dermatologista.

Quanto eu devo hidratar minha pele? 

A hidratação vai ser sua melhor amiga para evitar a pele ressecada. De acordo com Luciana, tanto a pele do rosto como a do corpo tem que ser hidratadas duas vezes ao dia, principalmente após as lavagens do rosto e banhos, para repor a hidratação da pele.

 “É fundamental lembrar de hidratar a pele do rosto, corpo e lábios diariamente, principalmente para quem tem a pele ressecada, e, mesmo para as peles mais oleosas; hidratar a pele é fundamental, principalmente no inverno!”, afirma. 

Como evitar os lábios rachados?

Franklin explica que os lábios racham porque o ressecamento da pele diminuiu a elasticidade dela. Luciana completa e diz que, para evitar que os lábios rachem, é importante mantê-los hidratados durante todo o dia e protegidos da radiação ultravioleta, com um filtro solar labial.

“Antes de dormir, use hidratantes labiais específicos prescritos pelo seu dermatologista, e além de lembrar de ingerir bastante água ao longo do dia.”, observa a médica.

Quais os melhores produtos para evitar a pele ressecada?

Os especialistas garantem que em geral, o uso de óleos vegetais reforçam a barreira externa da pele, protegendo-a da desidratação causada pelos banhos e sabonetes. 

Podem ser utilizados óleo de coco, óleo de canola , óleo de girassol,  manteiga de karité , óleo de amêndoas,  puros ou misturados aos hidratantes faciais ou corporais,  de acordo com a orientação do seu dermatologista.

Atenção também ao escolher o hidratante. “O primeiro requisito que os hidratantes para pele seca devem ter é o de restaurar o equilíbrio de umidade nas camadas superiores da pele e restaurar o microbiana natural da pele”, indica Franklin.

Fonte: IG Mulher

Mais Notícias em Mulher

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais recentes