PSL reforça estereótipos ao associar mulheres a trabalhos domésticos
A página oficial do PSL no Instagram fez uma homenagem às mulheres nesta quarta-feira (13). Para isso, o partido utilizou referências a trabalhos domésticos e foi criticado no Twitter. “Mulheres imprimem solidariedade nos mandatos do PSL”, publicou a conta do partido.
A frase, no entanto, vinha companhada de uma ilustração mostrando uma mulher exercendo tarefas domésticas — ela aparece passando roupa, cozinhando e limpando ao mesmo tempo.
Internautas logo criticaram o estereótipo que a sigla estava reforçando sobre s mulheres. O advogado e professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Thiago Amparo: “Que falta faz uma leitura feminista, não é mesmo? Ou falta bom senso mesmo”. “Gosto dessa visão bem contemporânea que o PSL tem da mulher”, disse o escritor Gustavo Nogy em tom de ironia.
A Secretaria Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores também criticou a publicação. “PSL reforçando o estereótipo de que mulher só é útil para trabalho doméstico. Mulher na política não pode né, PSL?”, questionou.
Que falta faz uma leitura feminista não é, @PSL_Nacional ? Ou falta bom senso mesmo. pic.twitter.com/e9RrwgoV62
— Thiago Amparo (@thiamparo) January 13, 2021
Gosto dessa visão bem contemporânea que o PSL tem da mulher. pic.twitter.com/zrBGRju9Hy
— Gustavo Nogy (@GustavoNogy) January 13, 2021
PSL reforçando o estereótipo de que mulher só é útil para trabalho doméstico. Mulher na política não pode né, PSL? pic.twitter.com/h6FGejJ28r
— Secretaria Nacional de Mulheres do PT (@MulheresPT) January 13, 2021