Supererva! Descubra como usar a hortelã de diferentes maneiras

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Supererva! Descubra como usar a hortelã de diferentes maneiras


source
Supererva! Descubra como usar a hortelã de diferentes maneiras
Redação João Bidu

Supererva! Descubra como usar a hortelã de diferentes maneiras

Quando a indústria farmacêutica não existia, as pessoas buscavam nas hortas, pomares e jardins a solução para diversos problemas de saúde e tratamentos de beleza. Ou seja, nossos antepassados já tinham o conhecimento e a compreensão de que frutas, legumes, verduras, ervas, plantas e outros alimentos têm o poder de prevenir e tratar males que afetam o bem-estar físico e mental. E um dos ingredientes mais utilizados é a hortelã , essa supererva que pode ser usada de diferentes maneiras. 

No entanto, não basta consumir ou utilizar qualquer alimento natural da maneira que bem entender. Cada ingrediente, assim como a camomila e o alecrim , por exemplo,  funciona em quantidades específicas e com modos de preparo distintos. Assim, uma erva utilizada na formulação de um xarope caseiro pode não ter o mesmo efeito se preparada como chá, por exemplo. Por isso, é importante atentar-se às misturas e ao modo de preparo de cada receita. 

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO  HORÓSCOPO DIÁRIO  NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Máscaras capilares

Para quem pensa que a hortelã só serve para ser ingerida em alimentos e bebidas, engana-se! Essa plantinha é poderosa também em tratamentos de beleza, especialmente dos cabelos. Se precisa controlar a oleosidade dos seus fios, aposte na máscara de hortelã com 

laranja. Agora se o seu desejo é dar fim aos cabelos fracos e fortalecer os fios, faça a máscara de hortelã com mil-folhas para cabelos quebradiços. 

Máscara de hortelã para cabelos oleosos

  • 1 e 1/2 copo de água
  • 1 maço de hortelã
  • 3 gotas de laranja

Modo de fazer: no liquidificador, bata a água, a hortelã e as gotas de laranja. Coe e reserve. Umedeça um pedaço de algodão no líquido reservado e aplique em todo o couro cabeludo. Em seguida, lave seus cabelos como de costume e deixe secar naturalmente.

Contraindicação: não tome sol após aplicar essa receita ou qualquer outra com frutas cítricas.

Máscara de hortelã para fortalecer os fios

Ingrediente(s):

  • 2 colheres (sopa) de folhas de hortelã
  • 2 colheres (sopa) de folhas de mil-folhas
  • 1 litro de água

Modo de fazer: em uma panela, coloque as folhas e amasse bem. Acrescente a água, leve ao fogo e deixe ferver por 5 minutos. Coe, espere amornar e aplique nos cabelos depois de lavados.

Xaropes

Você sabia que a hortelã também pode estar presente em xaropes caseiros? Selecionamos duas receitas poderosas, uma delas é para dar um up na vida sexual masculina. Já a outra receita de xarope de hortelã é para problemas digestivos, aliviando a queimação no estômago, mal-estar e refluxo. 

Para fazer o seu xarope, lembre-se de utilizar o mel verdadeiro. Há no mercado produtos bem parecidos com néctar produzido pelas abelhas, mas que, na verdade, são glucose de milho. 

Xarope de hortelã para impotência sexual

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã (Mentha piperita)
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de mel
  • 1 colher (chá) de guaraná em pó
  • 1 colher (chá) de ginseng em pó (Panax ginseng)

Modo de fazer: em uma tigela, amasse as folhas de hortelã com o cabo de uma colher. Misture os outros ingredientes, tampe e deixe descansar por 15 horas, em local arejado. Coe e tome 1 colher (sopa) de manhã.

Contraindicação: pessoas com pressão alta e insônia não devem consumir guaraná. Crianças menores de 6 anos, lactantes, gestantes, pessoas com enxaqueca ou com sudorese excessiva não devem consumir hortelã. O ginseng não é recomendado para hipertensos.

Xarope para azia

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de folhas frescas de hortelã (Mentha piperita)
  • 2 colheres (sopa) de folhas e sementes frescas de erva-doce (Foeniculum vulgare)
  • 1/2 xícara (chá) de mel

Modo de fazer: coloque a hortelã e a erva-doce num pote e amasse com um pilão ou com o cabo de uma colher até virar uma pasta. Junte o mel, misture e deixe descansar na geladeira durante 6 horas. Coe e tome 1 colher (sopa) a cada 10 horas.

Contraindicação: menores de 6 anos, lactantes, gestantes, pessoas com enxaqueca ou com sudorese excessiva não devem consumir hortelã. A erva-doce não é indicada para pessoas com úlcera e, se consumida em doses excessivas, pode causar convulsão.

Leia Também

Chás

Todo mundo tem uma receitinha de chá que aprendeu com os avós ou com a mãe. E esse conhecimento é passado de geração em geração porque chás são remédios naturais que realmente funcionam. Pensando nisso, trouxemos aqui duas receitas especiais de chá de hortelã. 

Uma recomendação importante na hora de preparar as bebidas é não ferver os chás além do que descrito nas receitas, pois, assim, podem perder parte de suas propriedades medicinais.       

Chá de hortelã e louro para dores reumáticas

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) de folhas frescas de hortelã (Mentha piperina)
  • 3 folhas secas de louro (Laurus nobilis)

Modo de fazer: em uma panela, coloque a água e leve ao fogo até começar a ferver. Desligue o fogo, acrescente as ervas, tampe e deixe abafado por 5 minutos. Espere amornar, coe e tome 1 xícara (chá) a cada 6 horas.

Contraindicação: o consumo de hortelã deve ser evitado por crianças menores de 6 anos, gestantes, lactantes, pessoas com enxaqueca ou com sudorese excessiva.

Chá de hortelã e maçã contra mau hálito

Ingredientes:

  • 1/2 litro de água
  • 1 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã (Mentha piperina)
  • 1 maçã picada sem sementes

Modo de fazer : ferva a água por 5 minutos. Adicione as folhas de hortelã e a maçã picada. Ferva por mais 2 minutos, desligue o fogo e deixe descansar até amornar. Beba 2 xícaras (chá) por dia, mastigando a hortelã e a maçã junto com o chá.

Contraindicação: o consumo de hortelã deve ser evitado por crianças menores de 6 anos, gestantes, lactantes, pessoas com enxaqueca ou com sudorese excessiva.

Sucos

O suco de abacaxi com hortelã é o queridinho de muita gente, não é mesmo? Mas vocÊ sabia que é possível fazer outras receitas de suco com hortelã?Além de ser muito refrescante e saboroso, a bebida com essa supererva pode trazer inúmeros benefícios, como causar o efeito depurativo, como na nossa primeira sugestão de receita, ou o efeito calmante no caso da segunda opção. 

Suco detox de hortelã

Ingredientes:

  • 3 maçãs sem o miolo picadas
  • 3 copos de melão picado
  • Hortelã fresca a gosto (Mentha piperina)

Modo de fazer: passe os ingredientes por um processador de alimentos e beba o suco extraído. Caso deseje, pode bater tudo no liquidificador com um pouco de água.

Contraindicação: o consumo de hortelã deve ser evitado por crianças menores de 6 anos, gestantes, lactantes, pessoas com enxaqueca ou com sudorese excessiva.

Suco de hortelã para ansiedade

Ingrediente(s):

  • Polpa pura de 1 maracujá
  • 1 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã (Mentha piperita)
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de água filtrada
  • 3 colheres (sopa) de mel

Modo de fazer: bata, no liquidificador, todos os ingredientes, com exceção do mel, até ficar homogêneo. Em seguida, adicione o mel, misture bem e beba.

LEIA TAMBÉM:

Fonte: IG Mulher

Mais Notícias em Mulher

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
  • Facebbok
  • Twiter
  • Youtube
Área de comentários
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

canal no youtube

Mais recentes