Vou viajar e não posso levar meu pet. O que devo fazer?
Os animais de estimação fazem a alegria da casa e são praticamente um membro da família, certo? Até mesmo quando eles aprontam alguma coisa, não tem como ficar bravo com eles, c om aquela carinha fofa de desculpas. Com o final do ano se aproximando, muitas pessoas estão se preparando para viajar. Mas nem sempre é possível levar o pet . O que fazer nessa situação?
Em entrevista ao Canal do Pet, a clínica geral da AmahVet, Adriana Souza dos Santos, apresentou algumas soluções que vão te ajudar a escolher a melhor alternativa quando você vai viajar e não pode levar o pet.
É importante frisar que deixar o pet sozinho em casa durante seu tempo de viagem pode trazer diversos problemas pro seu animalzinho, desde uma anorexia (animal não se alimentar enquanto estiver sozinho), não realizar suas necessidade fisiológicas, fora os riscos de acidentes que são diversos, desde deglutição de algum objeto, morder fios de eletrodomésticos, até mesmo se machucar em atividades simples como descer e subir escadas/sofás /camas.
Deixar na casa de um amigo ou família
Se o animal for muito ansioso e a viagem for longa, o interessante é levar o pet semanas antes da viagem para conhecer o local e assim se sentir confortável quando o proprietário viajar.
A especialista explica que é preciso escolher uma pessoa de confiança, saber se tem outros animais, por conta do cuidado em relação ao controle de prevenção de doenças.”Então questionar ao amigo se os animais dele são vacinados, vermifugado e se faz uso de antiparasitário. Além disso é preciso deixar o contato do veterinário do pet para qualquer eventualidade e conhecer o local que o animal ficará hospedado”, acrescenta.
Deixar em Hotéis para animais
Para deixar seu animal em hotéis especializados é recomendado antes checar se o lugar tem boas referências. Para cães ansiosos ou hiperativos o hotelzinho é uma ótima opção, já que boa parte desses hotéis possui diversas brincadeiras lúdicas e recreativas durante toda hospedagem, fazendo com que o animal se distraia e não sofra com a separação.
Pet sitter
Uma solução caso você tenha mais de um animal ou prefira deixa-los no seu ambiente (em especial para os tutores de gatos) é utilizar os serviços de um pet sitter, ou seja, uma “babá” de animais de estimação. Pode ser um profissional contratado ou mesmo um amigo ou vizinho.
“Se for uma viagem breve (2 dias por exemplo), pode deixar diversos potes de água pela casa, caminhas para o animal ficar confortável e solicitar a um amigo próximo ou vizinho que vá ao menos uma vez ao dia observar se está tudo bem com o animalzinho (este fará reposição de água comida e ainda deixará o animal mais tranquilo com a visita)”, aconselha.