Onça parda é encontrada dentro de residência e assusta moradores
Os moradores de uma residência da Rua Lara, Bairro Cantagalo, em Piracicaba, levaram um susto na manhã de terça-feira (15), ao encontrar dentro de casa uma onça parda.
A captura do animal foi realizada pelo Pelotão Ambiental, da Guarda Civil Municipal e Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação de Fauna Silvestre (LEMaC), da Escola de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo (Esalq/USP), que faz monitoramento da espécie na região.
A região onde a onça foi encontrada guarda fragmentos de mata e esse´pode ter sido o motivo que fez com que o animal silvestre se perdesse, indo buscar refúgio na residência é o que justifica uma bióloga que acompanhou o resgate.
O animal provavelmente se aproximou da cidade ao margear um córrego que existe em uma Área de Preservação Permanente (APP) próxima, enquanto buscava alimento, e entrado no imóvel pelo telhado
Após a captura a onça foi encaminhada para o Zoológico de Piracicaba, para onde foi constatado um ferimento leve, ocasionado provavelmente ao descer por uma calha, foi necessário pontos na área machucada.
A veterinária que fez o atendimento revela que trata-se de uma fêmea jovem, em bom estado de saúde, estimando entre 2 e 3 anos e cerca de 30 quilos.
A onça ganhou um colar com GPS para monitoramento, além disso foi colhido material, como sangue e pelos, para exames e análise de DNA, que devem identificar se a onça tem parentes pela região, qual é o tipo de alimento que ela ingere, entre outras informações.
A onça foi devolvida à natureza durante a tarde.