NEA realiza campanha entre lojistas e empresários para conscientização sobre descarte de lixo e resíduos sólidos

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
NEA realiza campanha entre lojistas e empresários para conscientização sobre descarte de lixo e resíduos sólidos

NEA realiza campanha entre lojistas e empresários para conscientização sobre descarte de lixo e resíduos sólidos

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), está realizando uma campanha de conscientização – em relação ao descarte correto de lixo comum e resíduos sólidos – junto ao comércio e empresas da região da Praça Takaki.

Apesar da Sedema, por meio da Piracicaba Ambiental, realizar limpezas constantes na Praça Takaki e ter instalado uma placa orientando a população a denunciar o descarte de lixo no espaço público, frequentemente o local ainda registra esse tipo de problema.

Por isso, uma campanha desenvolvida neste mês pela NEA, com ao apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Piracicaba, teve como público-alvo supermercados, bancos, restaurantes, um salão de beleza, uma lotérica, uma ótica, uma clínica odontológica, uma padaria, uma banca de jornal e outros estabelecimentos situados no entorno da Praça Takaki.

Por meio de cartas ou e-mails, o NEA enviou aos gestores desses negócios informações sobre os procedimentos adequados quanto à colocação de lixo naquela região. Visando a limpeza e conservação do local, o NEA solicitou aos lojistas/empresários que não levem o lixo até a praça, ou seja, que coloquem os sacos de lixo em frente a seus estabelecimentos da data de coleta e no horário próximo ao recolhimento. O objetivo é evitar a sujeira e o aparecimento de ratos, baratas e outros animais peçonhentos.

“Espera-se com a iniciativa, tornar a Praça Takaki, espaço comum a muitas pessoas, um local agradável e sem sacos de lixo, que muitas vezes são revirados por animais e espalhados pela praça”, declara Elisabeth da Silveira Nunes Salles, bióloga do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema.

O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, acrescenta que “a qualidade ambiental depende muito de cada cidadão”. “Piracicaba conta com serviços de coleta de resíduos domiciliares, recicláveis, o CataCacareco, oito Ecopontos, o Ecoparque e outros. Então, não há justificativa para o descarte irregular de resíduos sólidos. As ações positivas de cada um são muito importantes”, observa Menten.

O engenheiro ambiental Thiago Angelelli, da Sedema, conta que já houve tentativas de informar a população local sobre o problema. “Por várias vezes tentamos instruir o entorno da praça a dispor o lixo em frente às suas residências ou seus comércios. Mas mesmo após estes esforços, o problema persistiu. Uma nova tentativa foi a colocação de uma placa para a instrução”, afirma Angelelli, fazendo menção ao aviso instalado na praça, que fala da proibição, cita a legislação municipal que dispõe sobre isso (Lei Nº 178/06) e informa os telefones para denúncias. A Sedema informa que, se o problema persistir após o envio dos avisos/comunicados aos lojistas/empresários, os infratores serão multados.

Coletas e descartes

No comunicado distribuído aos comerciantes da Praça Takaki, a Sedema salienta que o município possui estruturas e locais específicos para o descarte adequado de lixo orgânico resíduos sólidos e materiais recicláveis. No texto, a pasta ainda se coloca à disposição da população local para o fornecimento de informações e o esclarecimento de dúvidas por meio do e-mail [email protected]

O aviso distribuído ainda ressalta que as informações específicas sobre os serviços da Sedema estão disponíveis no site da pasta, cujos links são os seguintes:

● Coleta de Lixo Comum:

https://sedema.wixsite.com/sedema/coleta-lixo-domiciliar

● Coleta Seletiva: https://sedema.wixsite.com/sedema/coleta-seletiva

● Ecopontos – descarte de resíduos de construção civil (pequenas quantidades e outros):

https://sedema.wixsite.com/sedema/ecopontos

● Pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e pneus:

https://sedema.wixsite.com/sedema/residuos

● Catacacareco – descarte de resíduos volumosos (colchões, móveis e outros):

https://sedema.wixsite.com/sedema/catacacareco-diskoleo

● Óleo de cozinha usado:

https://sedema.wixsite.com/sedema/catacacareco-diskoleo

● Resíduos de saúde e medicamentos vencidos ou não utilizados:

https://sedema.wixsite.com/sedema/rss-residuosdeservicodesaude

Veja mais Notícias da região Piracicaba

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área para comentários
Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais recentes