Início PIRACICABA E REGIÃO PIRACICABA Zoológico de Piracicaba se prepara para receber Juco, o urso-de-óculos

Zoológico de Piracicaba se prepara para receber Juco, o urso-de-óculos

COMPARTILHE
Zoológico de Piracicaba se prepara para receber Juco, o urso-de-óculos

Zoológico de Piracicaba se prepara para receber Juco, o urso-de-óculos

O Zoológico de Piracicaba se prepara para receber Juco, o urso-de-óculos. Ele nasceu no Zoológico de Sorocaba e faz parte de um plano de manejo para proteger e evitar a extinção da espécie. Mantê-lo reproduzindo em cativeiro é uma forma de garantir a preservação da espécie, sem consanguinidade como acontece na natureza.

Thiago Vilalta, diretor do Zoo, comentou que “a chegada de Juco foi antecipada, porque seu pai já não o aceitava no recinto onde nasceu. Em Piracicaba, um novo local está sendo preparado para que ocupe um recinto dentro das exigências legais, capaz de alojar dois animais. Com isso, Juco ficará disponível para receber uma fêmea da mesma espécie sem a mesma consanguinidade. Hoje são poucos ursos-de-óculos encontrados na natureza. E o nosso Zoo terá um papel importante na preservação dessa espécie para que futuros descendentes voltem a povoar a natureza.”

O Zoológico de Piracicaba foi escolhido em função por oferecer as condições adequadas para receber o animal. A escolha foi do Sistema Integrado de Gestão Ambiental da Fauna de São Paulo (GEFAU), das Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Estado, órgão responsável pela autorização da transferência, que faz o mapeamento de todos os zoológicos e seus respectivos recintos.

Ainda segundo Vilalba, nenhum animal é transferido sem que o Zoológico tenha condições de recebê-lo e alojá-lo. O recinto precisa possuir ambiente dentro do padrão, inclusive o tamanho exigido pelo órgão fiscal responsável que realizou a vistoria. O local passa por adaptações e obras de reforço, por se tratar de um animal bastante forte.

Quem é Juco?

Juco é um adolescente de 4 anos e vai participar do mesmo programa dos pais, para que acasale com uma fêmea não consanguínea. No momento, ele ainda está em quarentena para passar por exames médicos e também para a adaptação aos novos cheiros e situações. Enquanto isso, o recinto está sendo adaptado para recebê-lo.

Urso-de-óculos

O urso-de-óculos (Tremarctos ornatus) é um animal que vive na América do Sul em florestas tropicais. Portanto, adaptado ao nosso clima. Vive a maior parte da vida de forma solitária. Tem hábitos diurnos, com atividade noturna reduzida. Possui grandes habilidades com as mãos. É muito curioso e adora tomar banhos. A mancha na face, com aspecto de óculos, varia de um animal para outro.

Sua alimentação é onívora. Em vida livre alimenta-se de mel, vegetais, frutas, bromélias, pequenos roedores, insetos e pássaros. No zoológico será oferecido frutas, legumes e verduras variadas, mel, carnes variadas e ovo. Para aproveitar as suas habilidades são servidas frutas inteiras como coco verde, coco seco e melancia, entre outras. Isso faz com que o urso faça atividades de enriquecimento ambiental. Utiliza-se também peixes vivos para estimulação do animal.

Veja mais Notícias da região Piracicaba

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área para comentários
COMPARTILHE