Search
Close this search box.

Despejo de estação de esgoto em afluente do Rio Piracicaba é flagrado pelo Pelotão Ambiental

Compartilhe

Despejo de estação de esgoto em afluente do Rio Piracicaba é flagrado pelo Pelotão Ambiental

Despejo de estação de esgoto em afluente do Rio Piracicaba é flagrado pelo Pelotão Ambiental

Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Piracicaba (SP) flagraram despejo de uma estação de tratamento de esgoto no Ribeirão Cachoeira, afluente do Rio Piracicaba. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (30), na região do bairro Água Santa e, segundo a corporação, foi identificado que a contaminação vinha de uma estação de Iracemápolis (SP).

Segundo o Guarda Civil Municipal Bertin, do Pelotão Ambiental, por volta de 7h, a corporação recebeu denúncia de cheiro forte de esgoto no Ribeirão Cachoeira. As equipes foram até o local, que fica próximo a uma usina desativada.

“Passamos a margear o ribeirão tentando identificar o ponto de origem da contaminação. Nesse percurso, foram encontradas 25 aves mortas, possivelmente em decorrência do consumo daquela água. Isso será apurado futuramente”, afirmou.

Também segundo Bertin, os guardas continuaram na busca pela origem da contaminação e identificaram que ela vinha da Estação de Tratamento de Esgoto de Iracemápolis.

Os agentes acionaram a Polícia Científica e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que informou, segundo a corporação, que já tinha ido ao local na segunda-feira (29).

Cetesb realiza vistoria

Em nota, a Cetesb informou que realizou uma vistoria no local na segunda-feira (29), quando foram percorridas áreas próximas a antiga Usina Santo Antônio e arredores, na região do bairro Água Santa.

“Constatou-se espuma no ribeirão ali existente, dentro dos limites de Piracicaba, além de odor característico de esgoto, mas não foi possível identificar uma provável fonte de poluição”, acrescentou.
Posteriormente, o fato foi comunicado pela companhia para a Águas do Mirante, que é a concessionária responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba, com o objetivo de verificar possíveis lançamentos clandestinos de esgotos.

“A Agência Ambiental de Limeira, da Cetesb, cuja área de atuação incorpora o município de Iracemápolis, localizado a montante dessa região, também notificada”, completou.

O que diz a Prefeitura de Iracemápolis
A Prefeitura de Iracemápolis informou que a Coordenadoria de Meio Ambiente tem conhecimento do problema “e que buscou auxílio junto à Cetesb para que a correção ocorra o mais breve possível”.

A administração municipal não informou prazo para que o problema seja solucionado.

Despejo de estacao de esgoto em afluente do Rio Piracicaba e flagrado pelo Pelotao Ambiental

Do G1

Mais Notícias de Piracicaba e Região

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:

Compartilhe!

PUBLICIDADE