Policiais civis prendem último suspeito de facção responsável por assassinatos em Rio Claro
Nesta quarta-feira (19), as forças policiais de Rio Claro (SP) efetuaram a prisão do último suspeito de integrar uma facção criminosa, acusada de estar envolvida em diversos assassinatos no município em meio à disputa pelo domínio do tráfico de drogas.
Rafael Freitas dos Santos, também conhecido como “Nariz Torto”, foi detido em Umuarama (PR), a uma distância de mais de 800 quilômetros de Rio Claro.
Essa prisão faz parte da continuação da operação denominada ‘Oposição’, que foi realizada em maio com o intuito de cumprir nove mandados de busca e apreensão, bem como oito mandados de prisão preventiva.
Naquela ocasião, a polícia prendeu cinco homens e apreendeu dinheiro, armas, munições e celulares. Além disso, a Justiça bloqueou R$ 12,5 milhões em bens relacionados aos suspeitos.
O líder da organização criminosa havia fugido através de um buraco em uma mansão em Ipeúna, porém, dias depois, foi capturado em Borborema.
De acordo com as investigações, a facção criminosa foi formada em Rio Claro e proclamava-se como oposição a outra organização rival, culminando em uma “verdadeira guerra entre criminosos no município”, conforme relatado pelas autoridades.
Ao longo de 2022, o município testemunhou 33 assassinatos, muitos deles caracterizados por execuções violentas que ocorreram nas vias públicas.